30 de dez. de 2001

MAC Dragão do Mar recebe reabertura do Salão de Abril 2010


De 1980 a 2010: MAC Dragão do Mar recebe reabertura do Salão de Abril 2010

No dia 28 de dezembro, às 20 horas, o Salão de Abril 2010 reabriu o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com uma exposição de obras significativas para as artes visuais cearenses e foco em sua trajetória e inserção no circuito nacional, com abordagem que percorre o período entre os anos 1980 e 2010.
Em sua composição, a exposição conta com os núcleos Histórico, Antecedentes, além dos Anos 80, Anos 90 e Anos 10 (deste século), reunindo artistas de gerações passadas e contemporâneos, de Raimundo Cela a Diego de Santos.
A curadoria ficou a cargo de Herbert Rolim, que também assume a autoria da publicação homônima a ser lançada durante a noite de abertura da exposição, composta por textos de Estrigas, Ana Valesca, Bitu Cassundé, Ricardo Resende, João Jorge, Cristiana Tejo e Nílbio Thé.
Núcleos da exposição Salão de Abril – De casa para o mundo / Do mundo para casa 1980 - 2010:
Históricos - A exposição traz obras de artistas que iniciaram movimentos nas artes visuais em Fortaleza, culminando na criação da Sociedade Cearense de Artes Plásticas – SCAP e no Salão de Abril, na década de 40. Será possível conferir trabalhos de Aldemir Martins, Antonio Bandeira, Raimundo Cela, entre outros que contribuíram para o exercício das artes visuais na cidade.
Antecedentes - Reúne artistas que tiveram uma atuação significativa nos anos 70 e criaram condições para as transformações que iriam acionar a arte cearense das próximas décadas: Bené Fonteles, Gilberto Cardoso, Hélio Rola, Heloisa Juaçaba, Luís Hermano, Roberto Galvão, Sérgio Lima, Sérvulo Esmeraldo, Zé Tarcísio e tantos outros. Todos eles com participação no Salão de Abril e inseridos, de uma forma ou de outra, no circuito nacional de arte.
Anos 80 - As artes visuais nos anos 80 mudaram seu curso com ironia e bom humor, além de apresentarem uma nova abordagem no engajamento em questões sociais e políticas. A mostra reúne artistas como Siegbert Franklin, Mario Sanders, Eduardo Eloy, Maurício Coutinho, além de outros que movimentaram a cena artística cearense desse período.
Anos 90 (Acampamento) - Nesta edição do projeto Acampamento, o MAC traz um panorama significativo da produção de artistas que iniciaram sua trajetória na década de 90, como Jared Domício, Francisco de Almeida, Tiago Santana, entre outros.
Anos 10: Século XXI (Acampamento) - O MAC Dragão do Mar reúne nesta edição do Acampamento um breve resumo da produção artística cearense na primeira década do século XXI: Grupo Acidum, Simone Barreto, Diego de Santos, Érica Zingano, Waléria Américo, Milena Travassos, entre outros.

Serviço: Reabertura do Salão de Abril 2010, terça-feira, dia 28 de dezembro, às 20 horas, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário