Frecheirinha, cidade acolhedora de gente simples e trabalhadora, situada a 283 Km de Fortaleza, às margens da BR 222, se apresenta para o futuro como um espaço privilegiado de terras planas e solos férteis.
O município tem 181,24 quilômetros quadrados, o que corresponde a 0.14% do território cearense. Fica a 121 metros de altitude em relação ao nível do mar, está localizada na Região Administrativa de Sobral, distante 283 quilômetros de Fortaleza, tendo como rodovia de acesso a BR 222. Limita-se ao Norte com o município de Coreaú; ao Sul com Ubajara; a Leste com Coreaú e a Oeste com Tianguá.
HISTÓRIA
Os primeiros habitantes de Frecheirinha, segundo a crônica mais antiga, seriam as famílias Capitão Manuel Victor, Vicente Thomaz de Aguiar, Alexandre Silvério, Pacífico Carneiro e José Borges que, no início deste século, se teriam deslocado para essa zona, outrora pertencente ao município de Coreaú, atraídos pelas fertilidade do solo. Em 1903, é levantada uma capelinha de taipa em devoção a Nossa Senhora da Saúde, padroeira do município, no local onde hoje é erigida a matriz, formando-se ao seu redor o povoado. Em 1933, Frecheirinha passou a integrar o município de Tianguá e, em 1937, retornou à jurisdição de Coreaú, então Palma. Foi elevado à categoria de Vila pelo Decreto-Lei nº 169, de 31 de março de 1938. Frecheirinha veio a emancipar-se politicamente pela lei de número 1.153, de 22 de novembro de 1951, elevada assim à categoria de município. A 25 de março de 1955 é instalada a nova comunidade.