25 de mar. de 2001

Aniversário de Frecheirinha


Frecheirinha, cidade acolhedora de gente simples e trabalhadora, situada a 283 Km de Fortaleza, às margens da BR 222, se apresenta para o futuro como um espaço privilegiado de terras planas e solos férteis.
O município tem 181,24 quilômetros quadrados, o que corresponde a 0.14% do território cearense. Fica a 121 metros de altitude em relação ao nível do mar, está localizada na Região Administrativa de Sobral, distante 283 quilômetros de Fortaleza, tendo como rodovia de acesso a BR 222. Limita-se ao Norte com o município de Coreaú; ao Sul com Ubajara; a Leste com Coreaú e a Oeste com Tianguá.

HISTÓRIA

Os primeiros habitantes de Frecheirinha, segundo a crônica mais antiga, seriam as famílias Capitão Manuel Victor, Vicente Thomaz de Aguiar, Alexandre Silvério, Pacífico Carneiro e José Borges que, no início deste século, se teriam deslocado para essa zona, outrora pertencente ao município de Coreaú, atraídos pelas fertilidade do solo. Em 1903, é levantada uma capelinha de taipa em devoção a Nossa Senhora da Saúde, padroeira do município, no local onde hoje é erigida a matriz, formando-se ao seu redor o povoado. Em 1933, Frecheirinha passou a integrar o município de Tianguá e, em 1937, retornou à jurisdição de Coreaú, então Palma. Foi elevado à categoria de Vila pelo Decreto-Lei nº 169, de 31 de março de 1938. Frecheirinha veio a emancipar-se politicamente pela lei de número 1.153, de 22 de novembro de 1951, elevada assim à categoria de município. A 25 de março de 1955 é instalada a nova comunidade.

Abertura do Projeto "ESTOU DE BEM COM A VIDA"


                Ontem aconteceu a abertura do projeto implantado pela Escola Monsenhor Melo sobre prevenção ao uso de drogas: "Estou de bem com a vida".
          O evento foi realizado inicialmente no turno da noite, com uma palestra sobre prevenção ao uso de drogas, ministrada pela  Enfermeira Auditora, Irlanda Pontes de Oliveira, articuladora do Projeto Prevenção de Violência e Promoção da Cultura de Paz da Secretaria Municipal de Saúde. Dentre os assuntos tratados a mesma discorreu sobre os tipos de drogas, seus efeitos, prevenção e consequências, encerrando com a apresentação de estatística do percentual de mortes por causas externas.
           Essa mesma palestra acontecerá na próxima semana, para os turnos manhã e tarde.