8 de mai. de 2001

Material de cordel é disponibilizado virtualmente


O artista, poeta e ativista cultural Hamurabi Batista, juntamente com a acadêmica do curso de Letras da Universidade Regional do Cariri – URCA, Joana Mendonça criaram um material pedagógico sobre literatura de cordel. O recurso é um importante instrumento para se conhecer a história da literatura popular e até mesmo compreender o processo de construção da métrica.
A região do Cariri destaca-se pela grande efervescência da diversidade cultural e artística e a literatura de cordel é bastante produzida e difundida na região. Entretanto, são escassas as fontes de pesquisa e os recursos didáticos para serem trabalhados em sala de aula sobre essa questão. A criação deste trabalho denominado de “Oficina de Poesia Popular” contribuirá para popularizar esse tipo de literatura nas escolas públicas. De acordo com Hamurabi Batista, a ideia de transformar o material em mídia digital partiu da intenção de atingir um número maior de pessoas. Ele acrescenta que essa é uma iniciativa do Ponto de Cultura Mestre Noza de Juazeiro do Norte, do qual ele é coordenador.
Os professores e interessados em adquirir o CD ou arquivo em formato PDF devem se dirigir ao Centro de Cultura Mestre Noza ou enviar e-mail para: hbcultura@gmail.com
Via Alexandre Lucas – Colaborador