20 de set. de 2000

Jovem de Ibiapina torna-se embaixador

Ibiapina. Mora neste Município um dos 21 jovens brasileiros envolvidos na preservação do meio ambiente e escolhido para ser embaixador. Iranildo de Sousa Ferreira, 15 anos, é um dos embaixadores mais jovens do mundo, estudante do 2º ano do Ensino Médio da Escola Monsenhor Melo.
Residente no Sítio Limão, zona rural de Ibiapina, o rapaz foi selecionado para ser embaixador climático do Brasil por meio do Programa Climate Generation of British Council. O adolescente desenvolve o Programa Preservando Para o Futuro (Prefuturo), do Ministério do Meio Ambiente. Em Ibiapina desde 2007, o projeto recebe apoio do Governo Municipal.
O processo seletivo do Climate Generation aconteceu entre junho e julho de 2010 e identificou 108 jovens líderes e ativistas em mudanças climáticas na América Latina e Caribe. Foram cerca de 2.600 escritos de doutores, cientistas, universitários, professores, estudantes, entre outros. O objetivo é incentivar que os jovens promovam ações fundamentais para o aumento da conscientização da sociedade e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para combater às alterações climáticas. No Brasil, o Programa Climate Generation é realizado em parceria com a Escola Parque.
Além de concorrer a um apoio financeiro para seu projeto, os jovens podem ser selecionados a receber 20 bolsas em valores equivalentes a mil libras (R$ 2,7 mil) cada, em toda a América Latina. Os candidatos selecionados poderão se candidatar para participar de eventos nacionais e internacionais ao longo do ano, representando seu país. O programa Climate Generation será pauta na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP16), que será realizada no México ainda neste ano.

O Climate Generation é um programa voltado para jovens ativistas que já estejam, de forma positiva, envolvidos no desenvolvimento ou executando projetos que tratem de questões relacionadas às mudanças climáticas, como conscientização, adaptação e mitigação. Com o Programa Climate Generation é desenvolvido em 60 países ao redor do mundo.
Tem também entre as metas aumentar o conhecimento e a conscientização sobre as questões ambientais e, assim, contribuir para a mudança concreta de hábitos das futuras gerações, de forma a reduzir os impactos das mudanças climáticas. Outros finalistas que também estão representando o Ceará que foram selecionados são: Carla de Freitas Alves e Luciana Melo de Medeiros Rolim Campos, residentes em Fortaleza.
Incentivo: 20 bolsas no valor de mil libras (o equivalente a R$ 2,7 mil) serão destinadas a jovens embaixadores na America Látina, do Programa Climate, que passarem na seleção internacional.

MAIS INFORMAÇÕES: Prefeitura Municipal de Ibiapina, Rua Moisés Aarão, S/N
Centro, Zona Norte (88) 3653.1125