18 de jan. de 2001

AGENDA 21

A reunião da Agenda 21 em Ibiapina aconteceu no dia 18-01, no auditório da escola Estadual Mons Melo com atraso de 1hora e meia. Além da maioria dos convidados chegarem atrasados faltaram representantes da Câmara Municipal, Sindicato dos Servidores Públicos, etç. Segundo Sr. Freitas que  é o secretario do Meio Ambiente e que esta a frente dos trabalhos foram convidadas 42 entidades, mas só 34 confirmaram que poderiam comparecer. Após as palestras sobre a Agenda 21 foram formados os grupos de trabalhos e agendada nova reunião para debater os temas escolhidos. Lembrado que o CEVACI não recebeu o convite, mas nosso presidente Antônio Carlos  estava lá representando a Cooperativa Mista da Ibiapaba e ficou até o fim as 12:30 hs.
A Agenda 21 é um programa de ação, baseado num documento de 40 capítulos, que   constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Trata-se de um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países num processo preparatório que durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO-92.
Além da Agenda 21, resultaram desse processo cinco outros acordos: a Declaração do Rio, a Declaração de Princípios sobre o Uso das Florestas, o Convênio sobre a Diversidade Biológica e a Convenção sobre Mudanças Climáticas.
Fotos Carlinhos &  Silene