15 de out. de 2001

O Dia do Professor


No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Ser Mestre
   
Tarefa difícil, mas não impossível,
tarefa que pede sacrifício incrível!
Tarefa que exige abnegação,
tarefa que é feita com o coração!
Nos dias cansados, nas noites de angústia,
nas horas de fardo, de tamanha luta,
chegamos até a questionar:
Será, Deus, que vale a pena ensinar?
Mas bem lá dentro responde uma voz,
a que nos entende e fala por nós,
a voz da nossa alma, a voz do nosso eu:
- Vale sim, coragem!
Você ensinando, aprende também.
Você ensinando, faz bem a alguém,
e vai semeando nos alunos seus,
um pouco de PAZ e um tanto de Deus!

ESTÃO PREVISTAS USINAS DE ENERGIA EÓLICA NA IBIAPABA



















Foram assinados, ontem, na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os contratos de concessão para instalação de empreendimentos de transmissão leiloados em junho deste ano (Leilão de Transmissão número 01/2011), que visam incentivar a inserção da energia eólica na matriz energética nacional. Um dos três lotes de empreendimentos, arrematado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), que vão integrar a Rede Básica do Sistema Interligado Nacional (SIN), diz respeito sobre a construção de linhas de transmissão e usinas em três municípios cearenses (Ibiapina, Ubajara e Tianguá). O objetivo é escoar energia eólica comercializada nos leilões de reserva por meio de Instalações de Transmissão de Interesse exclusivo de Centrais de Geração para Conexão Compartilhada (ICG). As obras devem durar 22 meses a partir da data da assinatura e empregar 550 pessoas não apenas no Ceará, mas também no Rio Grande do Norte. Serão construídos 76 Km de linhas não lineares.
No total dos três lotes (Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte), as obras vão gerar 4.500 empregos diretos e demandar investimentos de R$ 750 milhões.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE