3 de out. de 2013

Novena de São Francisco tradição em Ibiapina

Francisco nasceu em Assis e foi criado pelos pais num luxo desmedido e na vaidade do mundo. Depois de aprender a ler e escrever começou a trabalhar no comércio. Vivia num ambiente marcado pela cobiça desenfreada dos comerciantes.
 
Durante quase vinte e cinco anos viveu na frivolidade, gostava de levar vantagem sobre os outros na vanglória, nas risadas, nas canções, nas roupas; cultivando certa originalidade.
 
Vivia na boemia jogralesa, passeando de dia e de noite pela cidade de Assis, em companhia de amigos, pródigo nos gastos e dissipando tudo que tinha e ganhava em banquetes, festas e outras superfluidades.
Um dia estando na loja, um pobre pediu-lhe uma esmola por amor de Deus. Preso a idéia de riqueza, negou-lhe a esmola, mas logo foi tocado pela graça divina, repreendeu-se por tanta rudeza, dizendo: “Se aquele pobre tivesse pedido algo em nome de algum conde ou barão, com certeza o teria atendido, quanto mais não o deveria ter feito pelo Rei dos reis e Senhor de todos!”
 
Daí em diante, propôs em seu coração nunca mais negar o que pedissem em nome de tão grande Senhor. Observou este propósito até a morte com uma caridade incansável e que lhe granjeou sempre mais a graça e o amor de Deus. 
Deus o olhou do céu. Por causa do Seu nome, afastou para longe dele o furor e pôs-lhe um freio à boca com o Seu louvor, para que não perecesse de vez. Desde então, esteve sobre ele a mão do Senhor, sendo que a destra do Altíssimo o transformou para que, por seu intermédio, fosse concedida aos pecadores a confiança na obtenção da graça e, desse modo se tornasse um exemplo de conversão a Deus diante de todos.
 
Sua vida começou a se transformar quando esteve preso por um ano, durante uma guerra entre Perusa e Assis. Mesmo naquele ambiente gerado pela tristeza e desamor, Francisco se mostrava sempre alegre e cheio de paciência. Com seu jeito fez-se amigo de um prisioneiro soberbo e insuportável, mudando o ambiente hostil que havia na cela entre os prisioneiros. 
Ao sair da prisão já não era mais o mesmo, tinha ainda seus planos, mas o seu coração estava cheio de compaixão e da graça divina. Fotos tiradas no dia 03 de outubro ás 21:00hs.