21 de set. de 2000

MP conclui curso pela moralidade para capacitar os cidadãos a fiscalizar a gestão pública, em Ibiapina


O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Alexandre Aragão, encerrou, no dia 10, o curso “A Comunidade pela Moralidade”, ministrado entre os dias 1º a 10 de setembro, no Círculo Operário do Município de Ibiapina, entidade que desenvolve ações de assistência social ao trabalhador desde 1942.

O curso tem o objetivo de capacitar os cidadãos a fiscalizar a administração pública e faz parte do projeto “O Promotor de Justiça e a Comunidade pela Moralidade”. Iniciado em 28 de agosto de 2009, o evento contou com a presença do presidente da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, como palestrante sobre o tema: “Controle Social da Probidade Administrativa”.
Para debater o assunto, foi convidado o promotor de Justiça Edson de Souza Landim.

O projeto tem como objetivo esclarecer e desenvolver a consciência dos participantes da comunidade, quanto à importância de se exercer a cidadania através do acompanhamento dos gastos e dos serviços públicos, bem como noticiando irregularidades às autoridades competentes no combate à corrupção e às agruras sociais decorrentes da omissão administrativa.

Desta forma, será conferido ao promotor de Justiça, um maior vínculo junto aos integrantes da comunidade, firmando-se uma concreta aliança entre o Ministério Público e a sociedade que ele representa.

Após o lançamento oficial do projeto “O Promotor e a Comunidade pela Moralidade”, deverão ser desenvolvidas atividades permanentes para o seu desenvolvimento, dentro de um cronograma estadual.

Haverá o curso de cinco aulas ministradas pelo promotor de Justiça, em linguagem simples e acessível ao público leigo, havendo ainda duas aulas na forma de palestras dadas por pessoas especialmente convidadas por seu conhecimento e atuação junto ao âmbito da matéria do curso.

Na cidade de Ibiapina, o presidente do Círculo Operário de Ibiapina, Francisco Clécio Timbó Aragão, afirmou que o curso fornecerá aos trabalhadores as ferramentas necessárias para que os munícipes pratiquem o controle social.

“No cotidiano, geralmente as pessoas ainda não tem conhecimento sobre os meios eficazes de cobrança às autoridades”, disse, acrescentando que, a partir do curso, haverá uma maior aproximação entre o povo e o Ministério Público pelo acesso à Justiça.

Participaram do curso representantes das universidades, sindicatos, organizações não-governamentais, advogados e outros profissionais liberais, secretários municipais, trabalhadores e donas do lar com interesse no assunto. Segundo Clécio Aragão, o próximo passo no município é fazer com que a semente plantada pela moralidade brote e, “através disso, mostrar aos gestores públicos que a sociedade de Ibiapina está de olho no que eles estão fazendo”.

Assim, este movimento ganhará corpo de fato, aprimorando a parceria entre os representantes do MP e dos movimentos sociais.

Mais informações com o promotor de Justiça, Alexandre Aragão: 9601.0248 / (88) 3423.4272