26 de mar. de 2002


O juiz da 2ª. Vara Civel da Comarca de Sobral, Dr. Hyldon Master Cavalcante Costa, determinou a paralisação de toda e qualquer atividade concernente à construção e execução do projeto VLT – Veículo Leve sobre Trilhos de Sobral, sob pena de aplicação de multa diária no valor de R$ 50.000,00 (cinqüenta mil reais).
O referido magistrado entendeu estarem presentes os requisitos autorizadores da medida liminar afirmando que o Estado do Ceará, o Município e a Construtora responsável desrespeitaram diversos dispositivos legais e constitucionais.
Salientou o magistrado que mesmo tendo sido intimados para apresentarem os respectivos Estudos de Impacto Ambiental e Impacto de Vizinhança, o Estado quedou-se silente.
Na decisão, o magistrado salientou desrespeito inclusive à Lei Complementar Municipal nº 28/2008 (Plano Diretor de Sobral) no qual determina que nessas obras há necessidade de Estudo Prévio de Impacto Ambiental (Art. 152, § 1º e 3º) e Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente.
Sobralepolitica

Antes inimigos, hoje aliados.


 A sucessão eleitoral em todos os municípios do Estado começa a esquentar com a proximidade das convenções partidárias na cidade vizinha de Mucambo os politicos Beneildo e Wilebaldo, antes inimigos, hoje aliados.

Ceará será o primeiro estado a instalar equipamento de arvorismo público

O Estado do Ceará será o primeiro do Brasil a instalar um equipamento de arvorismo público. A modalidade esportiva será praticada no Parque do Cocó. O convênio para a pratica da modalidade será firmado nesta segunda-feira (26), às 16 horas, dentro do programa alusivo a Festa Anual da Árvore, entre a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Associação de Esportes Radicais Atletas da Luz. A solenidade acontece no Centro de Referência Ambiental do Parque do Cocó, próximo ao anfiteatro. A nova atividade chega para diversificar os momentos de recreação e lazer dos frequentadores do Parque do Cocó, segundo o presidente do Conpam Paulo Henrique Lustosa. A iniciativa contemplará alunos de escolas públicas que farão visitas guiadas. Os estudantes  receberão aulas de ecossistema e praticarão o arvorismo de forma instruída e educativa. Além dos alunos, o público em geral poderá usar o equipamento. O coordenador Fram Iverson Sampaio vai ter uma equipe de 10 pessoas atuando no parque diariamente. “Tem extrema relevância social um programa desse porte”, disse Sampaio. Para ele, o estado do Ceará dá um passo largo no avanço da inclusão social através da modalidade esportiva. “Nos alinharemos aos países da Europa. Foi no Velho Mundo, inclusive, que o arvorismo foi criado por pesquisadores de fauna e flora”, comemorou o coordenador.
Sobre o Arvorismo é uma prática esportiva de aventura, que consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores. Esse trajeto é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, criando possibilidades de desafio e a adrenalina nos praticantes. Existem vários graus de dificuldades, segundo Fram Iverson Sampaio. Para a realização dessa modalidade esportiva são necessários tirolesas ou outras formas de superar os obstáculos, que podem ser naturais ou não. Os praticantes não precisam necessariamente serem atletas. Todo o percurso deve ser acompanhado por monitores treinados e capacitados. Na atividade do arvorismo é considerado importante a utilização constante de um kit constando de: cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete
Por Roberto Moreira

A falta de juízes nos interior


Comarcas sem juiz algum, servidores sem formação adequada, cedidos por prefeituras e câmaras municipais, e juízes despachando processos de cidades vizinhas. Esse quadro caótico virou lema de audiência na cidade de Iguatu  e é uma realidade em outras cidade. As vezes tem funcionários públicos que responde por varias cidades e tenta muitas vezes tampar o sol com a peneira.