15 de out. de 2012

Sete carros multados no Interior pela emissão de fumaça em excesso


A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), através da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), realizou, entre os dias 9 e 11 de outubro, blitze do Programa de Combate à Fumaça Negra no municípios de Paracuru, Sobral e Umirim, respectivamente. As ações, que têm como finalidade minimizar a poluição gerada pelos veículos movidos a diesel, resultaram na autuação de sete carros por excesso de fumaça. Ao todo, 341 automóveis foram vistoriados pela equipe da autarquia.
Assessoria de Comunicação
Twitter: @Semace
Facebook: semace.gov
Para medir o índice de fumaça emitido pelos carros, a Semace utiliza a escala de Ringelmann Reduzido, composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza claro ao preto total. Na ocasião da vistoria, o técnico faz uma análise comparativa da cor da fumaça expelida pelo veículo com as tonalidades existentes na escala. O automóvel é considerado dentro dos padrões quando o material particulado da descarga é semelhante às duas primeiras colorações. Já nas três seguinte, um auto de infração é lavrado e o proprietário do carro recebe uma multa, que varia de R$ 1.239,33 a R$ 4.957,33.
Para Francisco de Oliveira, coordenador do programa, o excesso de fumaça emitido pelos carros é ocasionado, em sua grande maioria, pela falta de manutenção do motor. Segundo ele, “é importante que os responsáveis pelos veículos movidos a diesel façam regularmente revisões, para evitar poluir o meio ambiente e prejudicar a saúde do ser humano”.
Apoio
Nos dias 9 e 11 a Semace contou com a ajuda da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) na organização do trânsito durantes os trabalhos. Já no dia 10, o apoio foi dado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Fhilipe Augusto