2 de mai. de 2002

01 de Maio - Dia do trabalho

Missa Igreja Matriz de São Pedro

Frete ano Sesc ( na saida da cidade)
 Fotos Studio Ibiapina de Carlinhos e Silene
Av: Francisco Luiz de Sousa

Festa dos Trabalhadores Rurais na Coopamil

Sindicato Rural faz festa na sede da Coopamil

1886 Chicago (Estados Unidos).

O Sesc de Ibiapina como já é tradição faz seus eventos e um deles e levar todos que queriam comemorar o dia do trabalho com uma volta de bicicleta pela cidade e ao retornar tomando uma agua mineral servida a todos os participantes enquanto e feito o sorteio de cinco bicicleta novinhas aos presentes. 
O Sindicato Rural de Ibiapina começou seus eventos com uma missa na Igreja de São Pedro e terminou na sede da Coopamil  onde foram servidos refrigerantes e bolos aos presentes ao som de um conjunto que tocava. Na ocasião discursaram diversas pessoas entre elas o presidente do sindicato Antônio Cláudio.
No ano passado a prefeitura fez sorteio de prêmios como geladeiras, TVs, Microondas, liquidificadores, etç. As pessoas tinham lotado o calçadão da Liberdade que ficou no centro da cidade não saia nem mesmo com as varias chuvas que aconteceram, mas neste ano nem chuva e nem sorteio de brindes.
História do Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.
Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.
Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.
Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)
- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

Defensores públicos vão paralisar nesta 5ª feira

Os defensores públicos da Capital e o Interior do Ceará vão paralisar as atividades por 24 horas. Será na próxima quinta-feira. A categoria passará todo este dia na Assembleia Legislativa, onde haverá audiência pública para discutir as suas reivindicações. A mobilização tem à frente a Associação dos Defensores Públicos do Estado, presidida por *Adriano Leitinho*.