20 de nov. de 2013

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

Trabalhar contra a discriminação racial no Brasil é uma tarefa árdua que exige a colaboração de forma transversal de um conjunto de instituições de governo e da sociedade civil organizada para desconstruir o processo de formação e desenvolvimento social, político e econômico do povo brasileiro, contraditoriamente, marcado pela negação e alienação da presença e contribuição de homens e mulheres negras.
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, data que institui um significativo capítulo de nossa história, torna Zumbi dos Palmares um herói nacional vinculado diretamente à resistência do povo negro. Essa data serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura brasileira. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.
É um dia que devemos comemorar, pois temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e nossa história. Passos importantes estão sendo tomados, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória (Lei 10.639/2013) a inclusão de disciplinas e conteúdos que abordam a história da África e a cultura afro-brasileira.
A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença do negro na história do Brasil. Em Fortaleza, os negros correspondem a 61,8% (considerando os pretos e pardos), segundo o IBGE. 
 Fonte: O Povo

Desfile - CEVACI e tradição

A Prefeitura já prepara as comemorações alusivas à passagem do aniversário, de emancipação política da cidade de Ibiapina, no dia 23 de novembro..
Um dos destaques da programação será a escolha da rainha do município 2013. 
As candidatas que tomaram iniciativa em participar do concurso correm atrás de patrocínio de lojas para emprestar a roupa e de cabeleireiros para conseguir a maquiagem e penteado. Falta, no entanto uma preparação com objetivo de aprofundar seus conhecimentos históricos e culturais da cidade, bem com a desenvoltura e dinamismo que cada uma tem. A maioria vai participar por indicação de um amigo ou pessoas interessadas que o evento aconteça, mas não existe nenhuma seleção, nenhuma etapa de pré-seleção, como também não existe um curso que elas recebam para prepara-las para tal evento. Arquivo CEVACI - Foto Carlinhos 20-11-13 .