Biblioteca Publica de Ibiapina não tem energia ligada e os frequentadores aproveitam a luz natural e nos dias nublado não leêm nada. Não funciona a noite e se depender desta administração não vai funcionar a noite é nunca pois não se tem interesse.
O Brasil precisa construir 130 mil bibliotecas até 2020
para cumprir a Lei 12.244, que estabelece a existência de um acervo de pelo
menos um livro por aluno em cada instituição de ensino do País, tanto de redes
públicas como privadas. Hoje, na rede pública, apenas 27,5% das escolas têm biblioteca.
Para equipar todas as 113.269 escolas
públicas sem biblioteca seria necessária a construção de 34 unidades por dia,
segundo um levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base
no Censo Escolar 2011. O estudo também faz uma comparação com números do Censo
2008 e mostra que, mesmo as escolas construídas nos três anos seguintes (foram
7.284 novas unidades) não contemplam o espaço: apenas 19,4% dessas novas
instituições têm biblioteca.
Os Estados mais carentes são os das Regiões Norte e Nordeste,
que tradicionalmente têm infraestrutura escolar precária, com escolas que
chegam a funcionar em construções sem energia elétrica e saneamento básico. Na
rede municipal do Maranhão, por exemplo, só 6% das escolas têm biblioteca.
O que destoa da lista, no entanto, é o aparecimento do Estado de São
Paulo com um dos piores resultados do ranking, com 85% das unidades de sua rede
pública (escolas estaduais e municipais) sem biblioteca. São 15.084 unidades
sem o equipamento. Um enorme prejuízo, se considerado os resultados da edição
2012 da pesquisa Retratos do Brasil, que mostrou que, entre os 5 e 17 anos, as
bibliotecas escolares estão à frente de qualquer outra forma de acesso ao livro
(64%). "Isso mostra que só a legislação não é suficiente, porque tem lei
que realmente não pega", afirma Priscila Cruz, diretora do Todos pela
Educação.
Quando se analisa o déficit por nível de ensino, vê-se, ainda, que as
instituições de ensino infantil são as mais prejudicadas: enquanto 82% das
escolas de ensino profissional e 52% das de ensino médio construído após 2008
possuem biblioteca, apenas 10% das de ensino infantil têm o espaço.
Uma opção que é um contrassenso argumentam os educadores, já que é na
faixa etária dos 5 anos que a criança está descobrindo a língua escrita e tem
de ser estimulada à descoberta e ao gosto pela leitura. No ensino médio, o
estudante já teria acesso a outros ambientes de leitura.
Jornal O Estado de S.Paulo. Foto
de Carlinhos fotografo no dia 10-10-13 ás 10:16 hs.