17 de jul. de 2001

Oito vítimas fatais em Tianguá e 6 em Barbalha só hoje dia 17 de Julho


O Instituto Médico Legal da cidade de Sobral divulgou no final da tarde deste domingo (17/07) a lista com o nome de todos os mortos na tragédia da madrugada de hoje na cidade de Tianguá (CE), onde um ônibus tombou na serra de Ibiapaba, Km 303 da BR 222. O ônibus que seguia com 45 piauienses a bordo rumo à Fortaleza (CE). No total foram contabilizadas oito vítimas fatais, entre elas o feto de uma mulher que estava grávida.
O ônibus de placas AEA 4208 saiu da Vila Carolina, bairro Promorar, zona Sul de Teresina ainda na noite deste sábado (16) por volta de 19h. Já na madrugada de hoje, enquanto desciam a serra na região da Tianguá o motorista perdeu o controle do veículo, que ficou sem freio. Para evitar cair no abismo, o condutor fez uma manobra arriscada, fazendo o veículo capotar várias vezes até parar próximo a um restaurante.
Oito vítimas fatais foram contabilizadas pela PRF, que incluiu em seus dados o feto de uma das vítimas, que estava grávida. Entre os mortos está ainda um adolescente de 12 anos. Os corpos foram necropsiados no IML de Sobral, o mais próximo do local do acidente.
VEJA LISTA COM NOME DOS MORTOS
Marcos Felipe Santos Sales
Daniel Dos Santos Alberque Filho
Francinete dos Santos Sousa Gomes
Vânia Abreu Santos
Paulo Victor Cardoso Ribeiro
Elinete dos Santos Sousa (grávida de cinco meses, na qual o feto foi contado como vítima)
Marina Santos Silva
*A Elinete e a Francinete são irmãs, ambas primas de Marina. Daniel é filho de Vânia e moravam no bairro Monte Castelo, zona Sul de Teresina. O Marcos Felipe Santos também morava no Monte Castelo. As Informações foram prestadas pelo funcionário Antonio Veras Nogueira, auxiliar de pericia do IML de Sobral.
Já na tarde deste domingo, muitas vítimas já voltavam para o Piauí em vans fretadas pela Cooperativa Transportadora do Piauí (Cootranspi), segundo Francisco Neves, empresa cujo ônibus tombou e deixou sete vítimas. Segundo ele, as pessoas já liberadas tiveram ferimentos leves ou traumas. Elas voltarão ao Piauí em vans fretadas pela empresa.
Fonte: 180graus

Desastre mata 6 em Barbalha

Caminhão que levava uma carga de tintas de veículos perdeu os freios e colidiu na traseira de um ônibus na avenida

ma tragédia se abateu sobre o Município de Barbalha, na Região do Cariri (a 503Km de Fortaleza), na noite de ontem. Pelo menos seis pessoas morreram e outras 20 ficaram feridas - algumas em estado gravíssimo - em consequência de um acidente de trânsito ocorrido na avenida principal daquela cidade. Um caminhão, que transportava uma carga de tinta automotiva, supostamente perdeu os freios numa ladeira e colidiu violentamente na traseira de um ônibus que levava cerca de 30 pessoas para uma missa.
Com o impacto da colisão traseira, o ônibus foi ´empurrado´ e acabou atingindo a fachada de uma residência e de uma padaria, na Avenida Paulo Maurício Sampaio, além de quatro automóveis e uma motocicleta que estavam estacionados ali.

Mortes
Na casa atingida pelo ônibus estavam mãe e filho, que morreram na hora. Também faleceram no local o motorista e um passageiro do caminhão de placas HUM-6329, inscrição de Iguatu (CE). A lista de mortos aumentou quando dois passageiros do coletivo faleceram na emergência do Hospital Santo Antônio, situado a menos de 100 metros do local do desastre.
Segundo os primeiros levantamentos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, o resgate no local foi demorado e a falta de efetivo dos Bombeiros tornou-se um obstáculo para um melhor atendimento às vítimas. No hospital, o caos se instalou e levou a direção da unidade de saúde a pedir, através das emissoras de rádio da região, a presença de médicos enfermeiros voluntários, tamanho o número de pessoas feridas e as poucas condições de atendimento daquele hospital.
Até o fechamento desta edição, a Polícia não tinha ainda os nomes dos mortos nem dos feridos. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, major Sawki, foram utilizados dois caminhões auto-bomba-tanque, além de um carro de resgate e uma ambulância de socorro. Mas, somente por volta das 21 horas, foi possível o resgate das duas pessoas que estavam mortas e presas na cabine do caminhão.
Cabine
A princípio, havia a informação de que havia morrido somente o motorista do veículo. Quando os bombeiros conseguiram remover os escombros da casa e da padaria que estavam sobre a cabine, havia outra vítima. O desastre aconteceu na Ladeira do Caldas, uma área de muito perigo e onde já foram registrados outros acidentes, mas este foi o mais grave.
O motorista do ônibus, José Nilton Quezado, sofreu apenas ferimentos leves. Cinco feridos graves estão no Hospital Santo Antônio e outros seis foram transferidos para o Hospital São Vicente. A Perícia deverá complementar seu trabalho hoje no local. O laudo técnico poderá ficar pronto em 20 dias .