29 de mar. de 2013

Orquestra de Tianguá enfrenta dificuldades para prosseguir com seu trabalho

Banda ao lado do saudoso Monsenhor Tibúrcio
A renomada Orquestra Filarmônica Juvenil Dr. Edivaldo Coelho Moita, SOMUT (Sociedade Musical Tianguaense) , sob comando do maestro Ângelo Moita que a 27 anos realiza um dos maiores trabalhos sociais do estado do Ceará, a Orquestra de Tianguá é conhecida e respeitada em todo território Cearense e demais estados do Nordeste, a banda assiste crianças e jovens das áreas de risco de Tianguá onde a oferta às drogas, à marginalização e a prostituição infantil é uma constante em suas vidas, fruto da falta de oportunidade, a Orquestra busca através da musicalidade introduzi-los numa sociedade mais justa estimulando seus próprios talentos para que conquistem a cidadania.Ao longo de seus 27 anos a Orquestra soma um total de mais de 3000 jovens discípulos da música em Tianguá ao longo desses anos. Conquistando diversos troféus em reconhecimento a essa grandiosa Organização. A SOMUT é a única entidade cultural que representa o município em outras cidades. O município de Tianguá sofreu uma transição na sua administração e segundo a gestão atual necessita-se de tempo para renovar o convênio com a banda de música, a Banda buscou a secretaria de Cultura mas também não obteve resposta, a Orquestra não tem sede própria e hoje utiliza um espaço alugado onde realiza suas atividades e precisa sair pois sofre uma crise financeira devido a falta do convênio,  o Maestro Ângelo Moita procurou o atual gestor na esperança de que iria conseguir a renovação do convênio dando continuidade a esse tão importante trabalho ou um espaço para a banda realizar seus ensaios. Segundo a administração não há possibilidade de ceder o espaço necessário para os ensaios diários da Orquestra colocando em risco a continuidade do projeto, o Maestro não se abateu e apesar das dificuldades está disposto a buscar soluções e parcerias com outras entidades, é importante ressaltar que a SOMUT já enfrentou problemas parecidos há anos atrás e as dificuldades são sempre superadas pela perseverança deste grande maestro.

Crucificação de Cristo apoio fotográfico do CEVACI

Na noite desta Sexta-Feira Santa (29 de março de 2013), um Grupo de voluntários organizado pela irmã da escola Josefinas levou ao Centro da cidade de Ibiapina, na praça de São Pedro, uma multidão que assistiu a uma apresentação da Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo. A apresentação que chamou a atenção de um grande número de fies da Igreja Católica onde foi montado o cenário.
O Grupo realizou uma grande e bonita  apresentação que chamou a atenção de todos os presentes à Encenação da Paixão e Morte de Jesus Cristo.
Entre as cenas retratadas estão a Santa Ceia, lavo pés, traição de Judas e enforcamento do mesmo, a Crucificação  de Cristo, que causou emoção aos fieis que acompanharam a festa religiosa.
 Fotos tiradas por Carlinhos fotografo do Studio IBIAPINA no dia 29 de março de 2013.