23 de abr. de 2001

A buscar da identidade da cozinha cearense

Fortaleza recebe "Creality show" da gastronomia

" Está confirmada para o período de 2 a 4 de agosto, no Senac/CE (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), a segunda edição itinerante do Prazeres da Mesa ao Vivo, promovido pela entidade cearense, com produção da revista Prazeres da Mesa. O lançamento oficial do evento, conhecido também como o ‘reality show’ do jornalismo e da gastronomia, ocorreu ontem, durante coletiva de imprensa no auditório do Senac Centro.
De acordo com os organizadores, a proposta é buscar a identidade da cozinha cearense, agregando valor às experiências de renomados chefs nacionais e internacionais especialmente convidados. Para tanto, será montado espaço para a realização simultânea de performances dos “mestres” da culinária, além de degustação, aulas e debates sobre a gastronomia cearense. O tema deste ano “Mar, serra e sertão: ingredientes da cozinha cearense”, buscar dar à edição 2011 continuidade ao debate do evento anterior, com o objetivo de conhecer as características da nossa culinária.

A consultora técnica de Gastronomia do Senac/CE, Louise Benevides, entusiasta do projeto, considera que “o debate acerca da valorização e do desenvolvimento do Ceará, no âmbito dos produtos regionais, eleva o poder de venda dos ingredientes locais, propiciando o desenvolvimento de cada região, estimulando, dessa forma, o trabalho criativo dos chefs locais, associado às técnicas tradicionais de cozinha”.
PÚBLICO ACOMPANHA
A exemplo do que ocorreu em 2010, este ano o público é convidado a acompanhar ao vivo todas as etapas de produção da revista Prazeres da Mesa, assistindo a aulas de grandes chefs e participando de degustações ao lado de jornalistas, fotógrafos e designers, que transformam o conteúdo das atividades em uma publicação especial.
PRESENÇAS CONFIRMADAS
Segundo a coordenação do Prazeres da Mesa, este ano, além da participação de chefs locais e instrutores de gastronomia do Senac, já têm confirmadas as presenças do chef francês Pascal Valero, da chef carioca Flávia Quaresma, do casal de chefs Jefferson e Janaína Rueda e do consultor de etiqueta e comportamento Fábio Arruda. Vale lembrar que quem estampa a capa da edição do evento é o prato assinado por um chef durante sua realização, escolhido por votação no site da revista pelo próprio público."

Vacinação contra influenza vai de 25 de abril a 13 de maio


A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inclui este ano na população-alvo, além dos idosos a partir dos 60 anos, os trabalhadores em saúde das unidades de saúde que atendem casos de influenza, população indígena, crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e gestantes. Com isso, no Ceará, a população a ser vacinada passou de 806.362 pessoas em 2010 para 1.268.205 pessoas em 2011. Este ano, a campanha se estenderá do dia 25 de abril a 13 de maio, com o dia de mobilização nacional no sábado, 30 de abril. Em 2010 foram vacinados no Ceará 638.117 idosos.
A campanha de 2011 será lançada pela Secretaria da Saúde do Estado e pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza na sexta-feira, 29 de abril, às 9 horas, no Centro de Cidadania Aluísio Ximenes, Rua Dom Lino, 1.000, Rodolfo Teófilo.
A Secretaria da Saúde do Estado e as secretarias municipais de saúde vão mobilizar 27 mil pessoas durante o período da campanha para realizar a imunização de pelo menos 80% da população-alvo. A vacinação acontecer4á em unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos e hospitais. Serão 1.690 postos fixos e 7.300 postos volantes de vacinação, transportados em 2 mil veículos terrestres que estarão à disposição da campanha. Um posto de vacinação funcionará na sede da Secretaria da Saúde do Estado, na Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, das 8 às 17 horas.
A vacina trivalente que será aplicada imuniza contra a influenza A sazonal (H3N2), influenza A (H1N1) e influenza B. Crianças de 6 meses a menores de dois anos receberão duas doses de 0,25 ml, com intervalo mínimo de três semanas. Dos 3 a 8 anos, as crianças receberão duas doses de 0,5ml, com intervalo de 30 dias. Adultos e crianças a partir de 9 anos receberão dose única de 0,5 ml. A vacina só é contraindicada a pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também devem evitar a vacina.
Durante a campanha de vacinação contra a influenza, a Secretaria da Saúde do Estado também estará imunizando contra hepatite B. Devem ser vacinadas todas as pessoas na faixa etária de zero a 24 anos que ainda não tomaram a vacina ou aqueles que ainda não completaram o esquema de três doses para a imunização contra hepatite B.