8 de ago. de 2002

6ª Primavera dos Museus

Entre os dias 24 e 30 de setembro de 2012 acontecerá a 6ª Primavera dos Museus, período em que instituições museológicas de todo o País e, principalmente, do Estado de Mato Grosso, juntamente com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibraim) e a Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM), promoverão eventos em torno de um mesmo tema: a Função Social dos Museus.
Museus e entidades culturais interessados em participar da 6ª Primavera dos Museus devem inscrever eventos e promover sua realização no período, convidando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram e ao cabem divulgar a programação nacional e estadual da Primavera, produzir e distribuir o guia da programação.
As inscrições começam dia 10 de julho e encerram dia 10 de agosto. Primeiramente, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural. Depois, a inscrição das ações a serem realizadas, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de uma ou mais atividades.

Em Ibiapina este evento contara o apoio do CEVACI que divulga a sua programação que vai do 24/09 a 30/09.

24/09/2011 a 28/09/2011 - 08h às 18h
EXPOSIÇÃO - Exposição de fotos, jornais e outros documentos com a história das condições dos museus.
Local: Studio Ibiapina. Rua: Dep. Fernando Melo nº 1077 (Igreja e Praça de São Francisco) - Centro - Ibiapina – Ceará

24/09/2012 às 19h
PALESTRA/ PAINEL/ MESA REDONDA - Palestra sobre o tema “A Função Social dos Museus” apresentado pelos ALUNOS do Curso de ESPORTES OLIMPICOS .
Local: Coopamil- Rua: Dep.  Pedro Aragão (Vizinho a Escola Maria Luiza) - Centro - Ibiapina – Ceará

26/09/2011 – 19:00 h
PALESTRA/ PAINEL/ MESA REDONDA - Seminário sobre o tema “A Função Social dos Museus” apresentado pelos ALUNOS do Curso de ESPORTES OLIMPICOS.
Local: Centro de Treinamento Rua: Dep. Alvaro  Soares  (Próximo ao Fórum) -Centro - Ibiapina – Ceará

30/09/2011 – 13:00 h
VISITA GUIADA - Visita guiada  aos monumentos públicos e históricos de Ibiapina. Haverá apresentação de pesquisa sobre o tema “A Função Social dos Museus na serra na Ibiapaba”
Local: COOPAMIL- Rua: Dep.  Pedro Aragão (Vizinho a Escola Maria Luiza) - Centro - Ibiapina – Ceará

Fonte: Diretoria Execultiva do CEVACI