11 de abr. de 2001

Exposições de arte em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza

Estudantes da Escola Joana Alves de Sousa, em Russas, iniciam a visita à exposição "Brasiliana Itaú", no último sábado. A mostra reúne importante acervo de documentos, mapas e pinturas que registram 500 anos de História do Brasil
Foto: Rodrigo
O projeto da Nacional Gás é considerado pelos gestores uma chance de crianças e jovens abrir novos horizontes
Encantamento dos alunos e uma grande satisfação dos gestores municipais e de educação com o projeto da Nacional Gás: levar mais de dez mil crianças e adolescentes para exposição de arte, trazer conhecimento que reforça a inclusão social e a própria identidade cultural. A Associação dos Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) louva a iniciativa do Grupo Edson Queiroz pela "preocupação social" com as crianças das escolas públicas dos 184 municípios. Em cada região do Estado, está a expectativa para o dia da visita às exposições de arte em cartaz no Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor).
"É muito importante que uma empresa privada tenha essa preocupação de trabalhar o social, principalmente esse aspecto cultural, dar oportunidade a crianças de conhecerem trabalhos artísticos tão importantes para o Brasil e o mundo. É mais difícil para quem está no interior conhecer uma importante exposição de arte. A Nacional Gás deve ser parabenizada, pois nos emociona a visão cultural que essas crianças vão adquirir com essa visita", comemora Eliene Brasileiro, presidente da Aprece e prefeita do Município de General Sampaio.

Marcando os 60 anos da Nacional Gás, estudantes dos 184 municípios do Ceará são levados a apreciar as exposições "Brasiliana Itaú" e "Brassaï - Paris la nuit", no Espaço Cultural da Unifor. As exposições fazem parte do projeto "Caminhos da Arte". Em "Brasiliana", meninos e meninas do interior são levados a conferir acervo em documentos, obras e peças que contemplam 500 anos da História do Brasil. Na segunda exposição, o talento do fotógrafo Brasaï, de origem húngara, em obras de profunda sensibilidade estética.
O que foi levado para um seleto público somente nos principais salões de arte do País, a Nacional Gás e a Universidade de Fortaleza fazem alcançar para crianças que não se imaginavam tão próximas das relíquias históricas, artísticas e culturais. Estudantes de Limoeiro do Norte, uma das principais cidades do Vale do Jaguaribe, também partilham da oportunidade. Para o prefeito João Dilmar da Silva, a Nacional Gás é louvada "pela importante iniciativa de democratizar o acesso cultural para os que mais precisam de oportunidade", afirmou.
As visitas, iniciadas no dia 21 de fevereiro, seguem até o dia 1º de maio. Até lá, mais de dez mil crianças das escolas públicas terão passado pelos "Caminhos da Arte" no Espaço Cultural Unifor. "Essa é uma oportunidade de garantir aos alunos da escola pública uma oportunidade de acesso a outro tipo de arte, que não tem no cotidiano", diz o prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Santana. Ele destaca a importância do projeto "Caminhos da Arte", que possibilita ao aluno também sair do seu espaço habitual para vivenciar outro contexto, fazendo com que tenha uma leitura ampliada. Alguns deles, segundo Santana, ainda não tiveram sequer a oportunidade de viajar e ter um contato com a Capital do Estado.
Arte acessível
Para o prefeito, é uma realidade que se torna acessível ao estudante, mostrando a relevância do conhecimento cultural. A presença dos professores também é de suma importância, diz Santana, porque eles terão a oportunidade de trocar experiência com outros docentes e voltam com outras perspectivas de aprendizado. Ele parabeniza os 60 anos da Nacional Gás na promoção do conhecimento e ressalta a importância das parcerias para esse tipo de iniciativa, que supre um vácuo que o poder público em grande parte das vezes acaba não preenchendo.
Um grupo de 60 alunos de Juazeiro do Norte, da Escola Dona Clotilde Saraiva Coelho, participou da exposição e muitos alunos, como disse o prefeito, tiveram a oportunidade não só de apreciar a arte, mas de conhecerem o mar.
Centro-Sul e Inhamuns
Já o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, considera de fundamental importância o "Caminhos da Arte", que oferece uma rara oportunidade aos estudantes de escolas públicas de conhecerem mais sobre a arte, a cultura e a história do Brasil e de Paris.
"Esses alunos estão tendo a oportunidade de saírem de suas cidades para participarem de uma exposição de arte e conhecerem também o espaço educacional da Unifor, onde concluí o curso de Engenharia Civil. É uma iniciativa que vai abrir novos horizontes para os alunos, ampliar os seus conhecimentos e contribuir para a formação educacional e cidadã de cada um. Parabéns à Nacional Gás por esse presente cultural oferecido aos alunos".
O prefeito de Icó, Marcos Nunes, comentou que, de forma geral, há carência no interior de exposições artísticas e projetos culturais. "Sabemos que os alunos de escolas públicas têm poucas oportunidades de participarem de iniciativas como essa que a Nacional Gás está proporcionando. Creio que o projeto constitui uma oportunidade ímpar de oferecer uma viagem cultural e artística por aspectos da nossa história e pela cultura de outro país. Penso que se aprende muito mais dessa forma do que apenas lendo livros em sala de aula. Parabenizo a Nacional Gás e a Unifor por esse projeto e por oferecer aos estudantes do interior a oportunidade de participarem de uma excursão cultural, com acompanhamento e orientação especializados".
Para Valdi Coutinho, prefeito de Independência, nos Inhamuns, a iniciativa da Nacional Gás em levar alunos da rede municipal para Fortaleza é importante e interessante. "Nós prefeitos e munícipes só temos que louvar a Nacional Gás pela iniciativa bastante positiva, pois faz com que os alunos conheçam o mundo da arte, cultura, construam uma visão e sejam multiplicadores na família escola". Ele salienta ainda que orientou o seu secretário de Educação para encaminhar para conhecerem as exposições os alunos que sejam bem interessados no assunto, a fim de que aproveitem bem a oportunidade.
Hoje, é a vez de estudantes de Acopiara, Abaiara, Altaneira, Barbalha, Campos Sales, Senador Sá, Massapê e Uruoca terem a chance de conhecer, em Fortaleza, um mundo de arte e conhecimento através do projeto "Caminhos da Arte".
Papel Social
"É importante que uma empresa privada tenha preocupação de trabalhar o social"
Eliene Brasileiro
Presidente da Aprece/prefeita de General Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário