14 de abr. de 2017

Encenação da Via Sacra uma tradição com participação do CEVACI



Aconteceu no dia 14 de abril  ás 18:00 hs , a Encenação da Paixão de Cristo,  na Praça Ibiapina que fica em frente a Igreja matriz de São Pedro, centro de Ibiapina.
                Como sempre a ONG  CEVACI fez o registrando os eventos culturais a mais de 22 anos e esta encenação deste o primeiro.  Contou com a participação de alguns componentes do Teatro Mamulengo da Serra e voluntários da comunidade local.
           A Via-Sacra, também chamada Via Crucis, é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. O exercício da Via-Sacra, como também é chamada, consiste em que os fiéis percorram, mentalmente, a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo. Tal exercício, muito usual no tempo da Quaresma, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII): os fiéis que, então, percorriam, na Terra Santa, os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir, no Ocidente, a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário