Apresentação
O curso Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável faz parte de um projeto que procura disseminar a compreensão pública sobre o tema, considerando a atualidade e interesse que tais questões vêm causando aos 6,5 bilhões de habitantes do planeta Terra. Embora estudos mostrem que muitos fatores podem contribuir para o processo de alterações significativas no clima do planeta, a exemplo de situações que aconteceram no passado como eras glaciais, quedas de meteoritos e outros eventos naturais, há fortes indícios que desde os primórdios da humanidade e de forma mais acelerada com o advento da revolução industrial, a maioria das explicações sobre mudanças climáticas está relacionada às ações humanas.O desenvolvimento da ciência e da tecnologia a partir do século XVII possibilitou ao homem a produção de máquinas e equipamentos para exploração dos recursos naturais, caracterizando uma intervenção na natureza que vem deixando marcas profundas. A visão antropocêntrica que se desenvolveu a partir de então, provocou uma cisão entre o homem e a natureza, e o homem passou a entender a natureza com uma instância que estaria a ele subjulgada, podendo ser explorada da maneira que lhe interessasse.
Os recursos naturais passaram a ser explorados em grande escala gerando riqueza para alguns países que dominavam e exploravam outros, o capitalismo começa a emergir como sistema econômico e assim nasce o mundo moderno, embebido no prazer de descobrir e explorar novos mundos e novas coisas.
Só a partir do século XX é que aparece na agenda da modernidade as questões relacionadas ao meio ambiente – poluição, contaminação, alterações nos ecossistemas, aumentos dos gases estufa, camada de ozônio – uma lista inumerável de problemas que iam se revelando, graças as pesquisas provenientes do mundo acadêmico.
Um dos primeiros gritos de alerta vem com a publicação do livro A primavera silenciosa de Raquel Carson, em 1962, em que ela mostrou como o DDT (Dicloro-Difenil-Tricloroetano) penetrava na cadeia alimentar e acumulava-se nos tecidos gordurosos dos animais, inclusive do homem (chegou a ser detectada a presença de DDT até no leite humano!), com o risco de causar câncer e dano genético.
O livro não expunha apenas os perigos do DDT, mas colocava em cheque o conceito de modernidade construído tendo como referência a ideia de progresso científico e tecnológico. Juntamente com o biólogo René Dubos, Rachel Carson foi uma das pioneiras da conscientização de que os homens e os animais estão em interação constante com o meio em que vivem.
Em 1979 James Lovelock lança o livro Gaia: um novo olhar sobre a vida na Terra e nele apresenta as bases da hipótese gaia. Segundo o autor
O espectro completo de vida na Terra, de baleias a vírus e de olmos a algas podem ser vistas como partes constitutivas de uma entidade vivente única capaz de manter a composição da atmosfera da Terra adequada a suas necesidades gerais e dotada de faculdades e poderes maiores que a aquelas das suas partes constivas ... [Gaia pode ser definida como] um ente complexo que inclui a biosfera terrestre, atmosfera, oceanos, e solo; e a totalidade estabelecendo um mecanismo auto-regulador de sistemas cibernéticos com a finalidade de procurar um ambiente físico e químico ótimo para a vida no planeta.
Os fundamentos que levaram Lovelock a estas conclusões foram as pesquisas desenvolvidas por ele juntamente com a bióloga americana Lynn Margulis analisando a atmosfera da Terra e comparando com a outros planetas. Eles chegaram a constatação de que a vida da Terra cria as condições para a sua própria sobrevivência, e não o contrário, como as teorias tradicionais sugerem.Vista com descrédito pela comunidade científica internacional, a Teoria de Gaia foi bem aceita pelos grupos ecológicos, e alguns pesquisadores. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese tem ganhado credibilidade entre cientistas. Depois de 300 anos os sinais de alerta de que as intervenções humanas estavam provocando alterações no planeta e se disseminam por todas as instâncias sociais, chegando a ocupar a pauta política dos governantes.
Um dos problemas que domina as preocupações ambientais desde os anos 1970 é o buraco na camada de ozônio, um fenômeno que ocorre somente durante uma determinada época do ano, entre agosto e início de novembro no hemisfério sul. Não se trata propriamente de um buraco na camada do gás ozônio, mas de uma diminuição da espessura da camada , que pode ser atribuída aos arranjos moleculares do comportamento dos gases, em decorrência da emissão na superfície da Terra dos clorofluorcarbonos, mais conhecidos como CFC e que se fazia presente até recentemente em sprays, congeladores de geladeiras e outros equipamentos de uso doméstico.
A Organização Meteorológica Mundial (WMO), no relatório de 2006, prevê que as metas de redução na emissão de clorofluorcarbonos (CFC), firmado pelos países no Protocolo de Montreal (1989), resultará na diminuição gradual do buraco de ozônio, com uma recuperação total por volta de 2065.
O início do século XX é marcado por um novo problema ambiental de dimensões planetárias – o aquecimento global – que pode trazer consequências graves a todos os que habitam o planeta, pois a concentração de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do mundo. A mobilização em torno do tema tem envolvido organismos governamentais, instituições independentes, organizações não governamentais, entidades multilaterais, e instituições ambientalistas. Efeitos climáticos extemporâneos e de grande impacto têm se manifestado nos mais diversos lugares do planeta e causado grandes desastres naturais, afetando contingentes humanos significativos. Segundo muitos estudos realizados, tais alterações estão relacionadas de uma forma ou de outra com o aquecimento global.
Procurando contribuir para aprofundar as discussões e esclarecer a população sobre tão relevante desafio, o curso aborda as questões relacionadas a mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, visando ampliar o entendimento público sobre o tema, considerando os compromissos assumidos pelo País no contexto internacional, especialmente aqueles firmados quando da realização da 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conhecida como COP15, realizada no mês de dezembro de 2009 em Copenhague, na Dinamarca.
Objetivos
Geral
Disseminar a compreensão pública sobre o tema mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, considerando na atualidade o interesse que tais questões vêm causando a todos os cidadãos e os compromissos assumidos pelo Brasil na 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.Específicos
- Contribuir para o entendimento público acerca das mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta Terra.
- Discutir os efeitos causados pela ação humana nos recursos naturais do planeta e nos ecossistemas.
- Subsidiar a população com conhecimentos que possibilite a reflexão e a ação de forma coletiva e consistente, no sentido do desenvolvimento sustentável para assegurar as condições de vida no planeta.
- Estimular boas práticas individuais ou coletivas que contribuam para minimizar as mudanças climáticas e favoreçam o desenvolvimento sustentável.
Público Alvo
- 30.000 vagas gratuitas na Universidade Aberta do Nordeste (UANE) podendo se inscrever todo e qualquer cidadão, residente em qualquer região do país ou exterior, independente do grau de escolaridade, nacionalidade, idade, sexo ou etnia.
- 80.000 vagas para professores de Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado do Ceará.
Conteúdo Programático
- 1. Definições dos termos e conceitos sobre o tema mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável: noções sobre o clima do planeta e as mudanças que veem ocorrendo nos últimos anos; relação entre as ações humanas; as alterações climáticas no mundo e suas consequências; principais convenções, protocolos e agendas sobre o clima realizadas nos últimos anos, voltadas aos problemas ambientais resultantes do aquecimento global; conceito de desenvolvimento sustentável, considerando sua importância para um mundo mais justo e permanente.
- 2. Ar e poluição: a composição da atmosfera terrestre; os gases do efeito estufa: metano, oxigênio, dióxido de carbono, ozônio; efeito estufa natural e provocado; poluição; raios ultravioletas; inversão térmica; ciclos biogeoquímicos; problemas ambientais.
- 3. Água e poluição: a constituição da hidrosfera; o ciclo da água; nascente dos rios, oceanos, chuva; poluição da água; alterações dos cursos de água; água potável; consumo de água nas atividades produtivas; economia de água; problemas ambientais relacionados à água.
- 4. Solo e poluição: a constituição do solo; tipos de solo; solo e vegetação; solo e agricultura; ciclos biogeoquímicos; poluição do solo, degradação do solo, problemas ambientais relacionados ao solo; créditos de carbono; agricultura orgânica; intervenções no solo visando o cultivo.
- 5. Sistemas de monitoramento climáticos: criação de instituições governamentais ou não para estudos e monitoramento do clima no planeta, como: Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), estudos e pesquisas sobre os tipos de classificações climáticas.
- 6. Responsabilidades e compromissos sociais: problemas ambientais decorrentes das intervenções humanas no planeta; políticas públicas e de governo para o meio ambiente; cartas de compromissos; criação de reservas; áreas de conservação, parques, jardins; surgimento de organizações não-governamentais; institutos de pesquisa e outros mecanismos que assumem responsabilidades e compromissos com o meio ambiente; a educação ambiental.
- 7. Demografia e desenvolvimento sustentável: população e habitação; recursos naturais e consumo humano; a produção de alimentos e os solos; água potável e as grandes metrópoles; a capacidade de regeneração do planeta; o consumismo e a limitação dos recursos naturais; a pegada ecológica, desenvolvimento sustentável, economia justa, lixo.
- 8. Lixo, reciclagem e educação ambiental: a problemática do lixo; formas de coleta, reciclagem, comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo; o problema do lixo, do ponto de vista ambiental; necessidade e oportunidades de atuar de modo propositivo.
- 9. Energias renováveis: principais fontes de energia existentes no mundo; energias renováveis e seus usos para um desenvolvimento sustentável; relacionamento da energia com o meio ambiente; importância das energias renováveis como sucessoras das energias esgotáveis visando a sustentabilidade ambiental.
- 10. Ecossistemas do Nordeste (semiárido): o clima do Nordeste brasileiro, o ecossistema caatinga, outros ecossistemas coexistentes, a população que habita o semiárido, economia no semiárido, recursos naturais, poluição e degradação, intervenções humanas a procura do desenvolvimento da região, cenários futuros em decorrência das mudanças climáticas.
Metodologia
Metodologia em EAD
A educação a distância apresenta características específicas, rompendo com a concepção da presencialidade no processo de ensino-aprendizagem. Para a EAD, o ato pedagógico não é mais centrado na figura do professor, e não parte mais do pressuposto de que a aprendizagem só acontece a partir de uma aula realizada com a presença deste e do aluno.Sua concepção se fundamenta no fato de que o processo de ensino-aprendizagem pode ser visto como a busca de “uma aprendizagem autônoma, independente, em que ousuário se converte em sujeito de sua própria aprendizagem e centro de todo o sistema” (RIANO, 1997, p. 21). Isso naturalmente vai contribuir para formação de cidadãos ativos ecríticos que procuram soluções e participam de maneira criativa nos processos sociais. Ou seja, a EAD, pelos próprios mecanismos pedagógicos adotados, favorece a formação de cidadãos mais engajados socialmente, conscientes de sua autonomia intelectual e capazes de se posicionar criticamente diante das mais diversas situações.As ações de EAD são norteadas por alguns princípios, entre eles:
- Flexibilidade, permitindo mudanças durante o processo, não só para os professores, mas também, para os alunos.
- Contextualização, satisfazendo com rapidez demandas e necessidades educativas ditadas por situações socioeconômicas específicas de regiões ou localidades.
- Diversificação, gerando atividades e materiais que permitam diversas formas de aprendizagem.
- Abertura, permitindo que o aluno administre seu tempo e espaço de forma autônoma (LEITE, 1998, p. 38).
O conteúdo apresentado em fascículos semanais impressos é também explorado de diversas formas como videoaula e radioaula, permitindo aos alunos situações de interatividade assíncrona.
No que tange aos mecanismos de interatividade síncronos, o ambiente virtual de aprendizagem com serviços de tutoria on line, fóruns, bibliotecas e outros recursos representa uma estratégia didática de largo alcance criando uma interface dinâmica entre coordenação, professores conteudistas, tutores e alunos.
A adoção da EAD nos cursos da UANE cria um conjunto de vantagens para os alunos como:
- Autonomia na organização do tempo de estudo, permitindo que o aluno defina o horário mais adequado para realizar seus estudos. O fato dos cursos serem abertos e a distância permite que todo e qualquer cidadão, independente do nível de escolaridade, e da profissão ou ocupação, possa participar. Por isso, os cursos precisam apresentar recursos pedagógicos diversos, de modo a se adequar a realidade de cada aluno.
- Independência das condições geográficas. Os cursos oferecidos na modalidade de educação a distância procuram superar as barreiras geográficas disponibilizando recursos pedagógicos que possam ser acessados em tempo real ou diferido em todos os locais. O uso de correspondência postal e internet são as ferramentas que permitem os materiais dos cursos chegarem a todos os alunos e com isso possibilitar o processo de aprendizagem.
- Acesso a conhecimentos produzidos por especialistas com credenciais científicas e pedagógicas numa determinada área de saber. Graças a convênios interinstitucionais com Universidade Públicas e outras instituições científicas e culturais, os cursos da Universidade Aberta do Nordeste podem contar com equipes de especialistas e pesquisadores capazes de produzir recursos pedagógicos de alta qualidade acadêmica. Cabe a equipe interna da própria UANE, composta de jornalistas, pedagogos, especialistas em educação a distância, arquiteto instrucional, e outros profissionais de produção editorial trabalhar com os textos acadêmicos, adequando-os aos fundamentos da educação a distância e desenvolvendo ambientes de aprendizagem favoráveis ao aluno.
- Fascículos impressos com abordagem pedagógica diferenciada e projeto gráfico adequado a linguagem recomendada para educação a distância. Neles, o texto e contexto se aliam em busca de uma abordagem que preserve o rigor científico, a linguagem acessível e o respeito a individualidade dos alunos, que precisam desenvolver o autodidatismo. Para isso utiliza os pressupostos da andragogia.
- Facilidade para entrar em contato com os serviços de coordenação e a tutoria, que disponibilizam informações administrativas e acadêmicas e também orientações pedagógicas e de conteúdo.
- Provas randômicas aplicadas on line, com padrões de qualidade e lisura preservados. As provas são confeccionadas a partir de um Banco de Questões elaboradas pelos autores e tutores sobre os assuntos dos fascículos, validadas e depositadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem para acesso dos alunos.
- Acesso a diversos recursos pedagógicos, com utilização de mídias variadas, para adoção dos que ele estiver mais familiarizado ou tenha mais interesse.
Para um bom desempenho e maior eficiência nas atividades de aprendizagem é importante adotar algumas rotinas e procedimentos como:
- Ler os fascículos refletindo acerca dos conceitos, ideias e exemplos apresentados pelos autores. Recomenda-se que seja realizada uma primeira leitura de todo o texto, para ter uma ideia geral do que se trata. Uma segunda leitura pode ser mais acurada, de preferência com marcações de trechos importantes e anotações nas laterais do fascículo. Procure sempre identificar os conceitos mais relevantes e as ideias chaves que o(s) autor(es) apresentam.
- Registrar todas as dúvidas. Algumas dessas dúvidas podem ser esclarecidas no decorrer da leitura do texto, mas outras persistem e precisam de orientações externas para a seu esclarecimento. O serviço de tutoria está a disposição para ajudar no que for necessário e o aluno não se sentir desamparado no processo de construção do conhecimento. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que o aluno tem acesso mediante login e senha, existe materiais de apoio como textos complementares, biblioteca, links e outros recursos que podem ajudar a dirimir dúvidas.
- Responder todas as atividades de cada fascículo. Elas foram elaboradas para fixar melhor os conteúdos. Um dos fundamentos que orientam a produção de material didático em EAD é possibilitar uma maior interação do aluno com o texto. Para isso, ele é permeado por questionamentos e indagações que procuram construir um dialogo entre o leitor e o autor, levando o primeiro a estabelecer uma linha de raciocínio que vai sendo reforçada a cada reflexão levantada. A ideia é que o aluno vá conversando com o texto, concordando, discordando, pesquisando, argumentando e fortalecendo seu processo de construção do conhecimento.
- Formar grupo de estudos e discutir os conteúdos dos fascículos. A interação com outros colegas permite reflexões, troca de experiências e, consequentemente, facilita a aprendizagem.
- Visitar rotineiramente o site do curso no seguinte endereço: (www.fdr.com.br/mudancasclimaticas), pois lá encontrará as mais diversas informações e se manterá atualizado(a) sobre todas as atividades. Um dos pilares que assegura a permanência do aluno num curso de EAD é a frequência com que ele visita os ambientes virtuais que são disponibilizados. Ele não só encontrará informações atualizadas sobre o curso, mas se sentirá integrado a rede de profissionais que são responsáveis que execução do curso. Com a internet e as ferramentas criadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação, o aluno poderá estabelecer contato por e-mail ou por redes sociais com outros colegas e interessados no tema, e sentir-se parte de uma verdadeira comunidade de aprendizagem.
- Verificar sempre a caixa de entrada do seu e-mail, pois será um importante canal de comunicação entre nós. Caso ainda não possua, sugerimos que você crie um e-mail.
Recursos Pedagógicos
A figura apresenta a configuração do curso a ser oferecido na modalidade EAD no que diz respeito à disponibilização de recursos pedagógicos síncronos e assíncronos. A utilização de mídias variadas parte do pressuposto de que o aluno aproveita da melhor forma os recursos aos quais ele estiver mais familiarizado ou tenha mais interesse.Associar diferentes meios de comunicação, fomentando a convergência e o diálogo entre as mídias no processo de ensino-aprendizagem, amplia as possibilidades de estímulo pedagógico e reforçam a aquisição do conhecimento.
Os recursos disponíveis para este curso oferecido da UANE são os seguintes:
Figura 1: Estrutura pedagógica disponibilizada para alunos no curso oferecido na modalidade EAD.
Fascículos Impressos
O uso de materiais impressos na educação a distância (EAD) pressupõe que o aluno tem autonomia de leitura já que a leitura ouvida (especialmente explorada pelo professor) não mais acontece. Caberá ao aluno exercer sua autoridade de leitor individual, explorando, através do seu horizonte cultural, as múltiplas possibilidades de interpretação e atribuição de sentido. Enfim, é ele que constrói e/ou reconstrói,através da leitura, o conhecimento. Neste curso, os materiais impressos consistem de:- 1 fascículo de Orientações Gerais sobre o curso.
- 10 fascículos de conteúdos sobre o tema Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, elaborados por especialistas e pesquisadores da área. Cada fascículo possui 32 páginas, impressas em 4 cores e atende a projeto pedagógico específico para este curso.
- 1 capa para encadernar os fascículos, que será entregue com o Certificado de Extensão Universitária para os que forem aprovados, ou aos que procurarem diretamente a UANE.
Na semana seguinte ao do encarte no jornal, o fascículo estará disponível em formato eletrônico, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, no site www. fdr.com.br/mudancasclimaticas, podendo ser acessado gratuitamente e realizado download por todos os que estiverem matriculados, mediante login e senha.
Videoaulas e Radioaulas
Desde a invenção do rádio e da televisão e sua popularização a partir do início do século XX, estes equipamentos tecnológicos têm sido considerados como possuidores de amplas possibilidades pedagógicas, não só como recursos que possam vir a ser usados no ambiente escolar, mas também fora dele.Para diversos autores, entre eles Ferres (1996), o uso de audiovisuais como recursos pedagógicos se justificam à medida que quanto mais sentidos mobilizamos duranteuma exposição, melhor é a porcentagem de retenção mnemônica e consequentemente de aprendizagem. Tais recursos permitem que os estudantes construam caminhos diferenciados para assimilação e acomodação dos novos conhecimentos.
Capacidade de memorização do sujeito Percentagem dos dados memorizados pelos estudantes |
10% do que leem |
20% do que escutam |
30% do que veem |
50% do que veem e escutam |
79% do que dizem e discutem |
90% do que dizem e depois realizam |
- Emissão de 10 teleaulas de 48’, uma para cada fascículo, veiculadas pela TV OPOVO (48 - canal aberto, 23 – Net, 11 – TV Show) aos domingos, das 15 às 16 horas. Na semana seguinte, as videoaulas divididas em blocos, estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, para acesso e download pelos alunos inscritos.
- Emissão de 10 programas de rádio de 50’, sobre temas dos fascículos, veiculados pela rádio O POVO/CBN 1010 AM, aos sábados, das 10 às 11 horas. Na semana seguinte, as radioaulas, convertidas em podcasts estarão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem do curso, para acesso e download pelos alunos.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Cada vez mais, as tecnologias digitais fazem parte de nossas vidas, qualquer que seja a atividade profissional, onde quer que estejamos. Inúmeras pesquisas avançam nesta direção, revelando que essas tecnologias têm potencial para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem desde que adequadamente empregadas.Na educação a internet se tornou um recurso fundamental às escolas e universidades, bem como aos estudantes, professores, pesquisadores e educadores em geral. No mundo todo, inclusive no Brasil, as instituições de ensino e pesquisa estão conectadas à rede e propiciando o acesso à comunidade acadêmica.
A internet é um recurso sem limites que professores e alunos estão aprendendo a usar, enquanto pesquisadores do mundo inteiro estudam novas formas de utilização para torná-la cada vez mais útil à educação. Tem servido como fonte de pesquisa, fornecimento e troca de informações, intercâmbio entre instituições afins, divulgação de projetos e trabalhos acadêmicos, apoio ao ensino em sala de aula, ensino à distância, ou simplesmente para divulgar o nome das escolas que mantêm páginas na rede. As aplicações da internet na educação são inesgotáveis e dependem essencialmente da criatividade do educador.
O quadro 2 resume a representação que temos construído da sala de aula da sociedade tecnológica, comparando-a com características da escola tradicional.
A Sala de aula antes e depois da internet | ||
Na educação tradicional | Com a nova tecnologia | |
O Professor | Um especialista | Um facilitador |
O Aluno | Um receptor passivo | Um colaborador ativo |
A ênfase educacional | Memorização dos fatos | Pensamento crítico |
A avaliação | Do que foi retido | Da interpretação |
O método de ensino | Repetição | Interação |
O acesso ao conhecimento | Limitada ao conteúdo | Sem limites |
Especialmente neste curso, encontra-se disponível no AVA um local denominado PORTAL DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS no qual os alunos poderão cadastrar projetos individuais, atividades educacionais ou boas práticas desenvolvidas nas escolas sobre o tema mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável em regiões semiáridas. O Portal MUDANÇAS CLIMÁTICAS ficará ativo durante um ano e é também um ambiente de socialização de experiências e aprendizagem coletiva.
Linhas telefônicas, fax e atendimento eletrônico
Serão disponibilizadas as linhas (85) 3255.6326/ 6329/ 6330/ 6331/ 6332/ 6343 e o fax (85) 3255 6271 para atendimento ao cursista das 8:00 às 18:00, de segunda a sexta-feira.O aluno contará também com uma linha 0800 280 2210 para atendimento das 8:00 às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira.
O atendimento pode ser realizado através dos e-mails uane@fdr.com.br ou tutoria@fdr.com.br.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Esqueceu sua senha? Clique aqui para alterá-la.Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Fascículos Online
Serão disponibilizados os arquivos dos fascículos em formato PDF para consulta dos cursistas.Rádioaulas
Veiculadas pela rádio O POVO/CBN 1010 AM aos sábados, das 10 às 11h.Vídeoaulas
Emissão de teleaulas veiculadas pela TV O POVO (48 - canal aberto, 23 - Net, 11 - TV Show) aos Domingos das 15 às 16 h. Depois de veiculados, os programas são disponibilizados em formato de vídeo no site do curso dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).Tutoria OnLine
Onde o cursista tem oportunidade de interagir diretamente com tutores, para tirar dúvidas e esclarecer questões relacionadas aos fascículos do curso.Portal das Mudanças Climáticas
Os cursistas poderão cadastrar projetos individuais, atividades educacionais ou boas práticas desenvolvidas nas escolas sobre o tema mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável em regiões semiáridas. O Portal MUDANÇAS CLIMÁTICAS ficará ativo durante um ano e é também um ambiente de socialização de experiências e aprendizagem coletiva.Fascículos
Os fascículos circularão gratuitamente sempre as segundas-feiras, a partir do dia 30 de agosto de 2010, encartados no Jornal O POVO, durante 11 (onze) semanas consecutivas. Se você não reside em Fortaleza ou não tem acesso ao Jornal poderá adquirir os fascículos através de Mala Direta.- 1 fascículo de Orientações Gerais sobre o curso.
- 10 fascículos de conteúdos sobre o tema Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, elaborados por especialistas e pesquisadores da área. Cada fascículo possui 32 páginas, impressas em 4 cores e atende a projeto pedagógico específico para este curso.
- 1 capa para encadernar os fascículos, que será entregue com o Certificado de Extensão Universitária para os que forem aprovados, ou aos que procurarem diretamente a UANE.
MALA DIRETA
A pessoa interessada em participar do Curso, mas que não reside em Fortaleza ou não tem acesso ao jornal O POVO em sua cidade, e tem interesse em obter a versão impressa, poderá adquirir os fascículos através de Mala Direta. O investimento é de R$ 95,00 (noventa e cinco reais). Os procedimentos são os seguintes:- Preencher a ficha de inscrição on line
- Realizar um depósito bancário identificado em favor da Fundação Demócrito Rocha
- Enviar por fax: (85) 3255.6271 o comprovante do depósito, identificando o cursista com nome, CPF e o nome do curso.
Dados bancários para depósito Banco Bradesco, Ag. 2367-1, C/C 10539-2.
Declaração
A declaração (de inscrito ou de aprovado) será concedida mediante a solicitação por telefone ou por e-mail. Cada uma terá o valor de R$5,00 (cinco reais) que deverão ser pagos na ocasião da retirada na FDR.Para quem não reside em Fortaleza, deverá fazer um depósito bancário em favor da FDR no valor de R$5,00 (cinco reais) por declaração e R$5,00 (cinco reais) para postagem com aviso de recebimento (AR), e em seguida enviar por fax (85) 3255 6271 o comprovante do depósito, identificando o cursista com nome, CPF, o nome do curso, e o endereço para qual deverá ser enviada.
Dados bancários: Banco Bradesco, Ag. 2367-1, c/c 10539-2
Certificados
Carga Horária
A carga horária do Curso é de 160 horasCertificado de Extensão
Terá direito ao Certificado de Extensão Universitária quem obtiver nota maior ou igual a 6,0 (seis), ou seja, acertar no mínimo 12, de 20 questões questões da prova on line. A 1ª via não é paga.Certificado de Participação
Quem não atingir a nota mínima para aprovação, 6,0 (seis) poderá requerer até 30 dias após o último dia de prova, o Certificado de Participação. Este modelo de certificado não informa carga horária, nota e ementa. A 1ª via não é paga.Atenção: Para os inscritos em Fortaleza, o prazo para retirar o Certificado de Extensão ou de Participação na Fundação Demócrito Rocha (FDR) será até o dia 30 de junho de 2011. Este mesmo prazo servirá para os Coordenadores Municipais devolverem, assinada, a listagem de controle de entrega dos certificados aos cursistas.
Certificado – solicitação de 2ª via
A 2ª via de Certificado será concedida mediante a solicitação por telefone ou por e-mail. Para a emissão da 2ª via do certificado, o interessado pagará R 20,00 (vinte reais) na ocasião da retirada na FDR.Para quem não reside em Fortaleza, deverá fazer um depósito bancário em favor da FDR no valor de R$ 20,00 (vinte reais) por certificado e R$ 5,00 (cinco reais) para postagem, com aviso de recebimento (AR) e em seguida enviar por fax (85) 3255.6271 o comprovante do depósito, identificando o cursista com nome, CPF, nome do curso, e endereço para o qual deverá ser enviado.
Dados bancários: Banco Bradesco, Agência 2367-1, C/C 10539-2
Prova on line
A avaliação em educação a distância precisa levar em conta os avanços ocorridos no processo ensino-aprendizagem com a adoção das novas tecnologias da informação e comunicação.Nos cursos de extensão da UANE, por atingir um contingente muito grande de alunos, a sistemática de avaliação consiste na realização, ao final do curso, de uma prova de conhecimentos aplicada de forma randômica e on line. A prova consta de 20 questões de múltipla escolha que são retiradas de um Banco de Questões elaborado pelos professores autores e pelos tutores.
A prova será disponibilizada a partir da realização da última atividade do curso no caso, a videoaula e ficará disponível no site de 16 de novembro de 2010 a 31 de março de 2011.
Acesso através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Mala Direta
A pessoa interessada em participar do Curso, mas que não reside em Fortaleza ou não tem acesso ao jornal O POVO em sua cidade, e tem interesse em obter a versão impressa, poderá adquirir os fascículos através de Mala Direta. O investimento é de R$ 95,00 (noventa e cinco reais). Os procedimentos são os seguintes:
- Preencher a ficha de inscrição on line
- Realizar um depósito bancário identificado em favor da Fundação Demócrito Rocha
- Enviar por fax: (85) 3255.6271 o comprovante do depósito, identificando o cursista com nome, CPF e o nome do curso.
O cursista receberá no endereço indicado na ficha de inscrição, os fascículos impressos. Se mudar de endereço, deverá comunicar a coordenação para que os mesmos sejam enviados para o novo local indicado.
Dados bancários para depósito Banco Bradesco, Ag. 2367-1, C/C 10539-2.
Coordenadores Municipais
Cidade | Elo | Contato |
ABAIARA (CE) | MARIA KATIA ALVES DE CALDAS | 88-35581239 |
ACARAPE (CE) | SINILSE LOURENÇO DA ROCHA CASTRO | 85-86157858 |
ACARAÚ (CE) | GILLENÊ VASCONCELOS E SILVA | 88-36611571 |
ACOPIARA (CE) | JOANA PAULA BEZERRA DE ARAÚJO | 88-35650538 |
AIUABA (CE) | FRANCISCA ALBECINA PAIVA | 88-35241110 |
ALCÂNTARAS (CE) | OSMAR DOS REIS BRANDÃO | 88-36401042 |
ALTANEIRA (CE) | ARLENE ALVES DE SOUSA E SILVA | 88-35481185 |
ALTO SANTO (CE) | ALINE SIMONE PAULA RODRIGUES | 88-34291170 |
AMONTADA (CE) | CELIA REGINA BEZERRA | 88-96087217 |
ANTONINA DO NORTE (CE) | ISAIAS VIEIRA DE MORAIS | 88-35251370 |
APUIARÉS (CE) | FRANCISCA VANÚZIA TEIXEIRA DA SILVA | 85-33561513 |
AQUIRAZ (CE) | MARIA DO CARMO SOARES CAVALCANTE | 85-33611825 |
ARACATI (CE) | JANE MEIRE NOGUEIRA GUIMARÃES | 88-34462448 |
ARACOIABA (CE) | SOLANGE MARIA GOMES RODRIGUES | 85-33371378 |
ARARENDÁ (CE) | ANTÔNIO RAFAEL MOURA LOPES | 88-36331099 |
ARARIPE (CE) | FRANCISCO MARTINS DA SILVA | 88-35301147 |
ARATUBA (CE) | NAÃMA ANDRADE MARTINS COLARES | 85-99113401 |
ARNEIROZ (CE) | ZOZIMO NETO CAVALCANTE RICARTE | 88-34191137 |
ASSARÉ (CE) | CÁRITA TORQUATO BRITO | 88-35351160 |
AURORA (CE) | UCINETE OLIVEIRA DOS SANTOS | 88-35431336 |
BAIXIO (CE) | REGINA CÉLIA CAVALCANTE DA SILVA LEITE | 88-99201643 |
BANABUIÚ (CE) | NYVEA CILENE NOGUEIRA TORRES | 88-34261121 |
BARBALHA (CE) | DENISE FILGUEIRA DE ARAUJO COELHO | 88-35323566 |
BARREIRA (CE) | JOSÉ IRAMILSON COSTA PEREIRA | 85-33311350 |
BARRO (CE) | MARIA MARTINS SILVA | 88-35541715 |
BARROQUINHA (CE) | FRANCISCO DAS CHAGAS LOURENÇO ALVES | 88-36231153 |
BATURITÉ (CE) | QUEILA MARIA SOARES ARAÚJO | 85-33474239 |
BEBERIBE (CE) | MARTA MARIA CORDEIRO LIMA | 85-33382420 |
BELA CRUZ (CE) | MARCOS ANTÔNIO PIRES | 88-36631172 |
BOA VIAGEM (CE) | ANA CLÉIA LIMA MACHADO | 88-34271416 |
BREJO SANTO (CE) | MARIA ALDENIRA PINHEIRO LUCIANO | 88-35314837 |
CAMOCIM (CE) | MARIA DO SOCORRO ROCHA MARTINS | 88-36216479 |
CAMPOS SALES (CE) | MARA LIMA DE ALENCAR RODRIGUES | 88-35331249 |
CANINDÉ (CE) | MARIA DO SOCORRO BRAGA ALVES | 85-33436815 |
CAPISTRANO (CE) | ANGELA CRISTINA DE ALBUQUERQUE LIMA | 85-33261289 |
CARIDADE (CE) | MARIA LAUDENIA DOS SANTOS | 85-33241185 |
CARIRE (CE) | ALYNE VERAS DOS SANTOS | 88-36461208 |
CARIRIAÇU (CE) | LAIS MARIA MEDEIROS DE A. MACHADO | 88-35471112 |
CARIÚS (CE) | MARIA DE LOURDES BARROS DE OLIVEIRA | 88-35141278 |
CARNAUBAL (CE) | MARIA ONEDIA DE ARAUJO | 88-36501112 |
CASCAVEL (CE) | MARIA LUIZETE INÁCIO SOARES | 85-33341907 |
CATARINA (CE) | PORFIRA PEREIRA DA SILVA | 88-35561167 |
CATUNDA (CE) | FRANCISCA VALDETE FERREIRA PAIVA | 88-36861356 |
CAUCAIA (CE) | MARIA DA CONCEIÇÃO DE M. PEREIRA | 85-33428040 |
CEDRO (CE) | SILVANIA CLESIA MATIAS DE SOUZA BEZERRA | 88-35640217 |
CHAVAL (CE) | FRANCISCO DAS CHAGAS PEREIRA DE BRITO | 88-36251244 |
CHORÓ (CE) | FRANCISCA OLIETE PEREIRA | 88-34381096 |
CHOROZINHO (CE) | HUMBERLENE MESQUITA MACHADO | 85-33191330 |
COREAÚ (CE) | SOCORRO MARIA ALBUQUERQUE | 88-36451496 |
CRATEÚS (CE) | MARIA REGILDA XIMENES MELO | 88-36923311 |
CRATO (CE) | ISABEL ALVES DE LIMA | 88-31021263 |
CROATÁ (CE) | ANTONIA JUCILENE ALVES DE SOUSA | 88-36591373 |
CRUZ (CE) | VALDIRENE CRUZ DO NASCIMENTO | 88-99273307 |
DEP. IRAPUAN PINHEIRO (CE) | CAIO EDER SANTIAGO LOPES DE SOUSA | 88-35691113 |
ERERÊ (CE) | MARIA CERES DE QUEIROZ | 88-34341122 |
EUSEBIO (CE) | EMANUELE ALCÂNTARA DA SILVA EVANGELISTA | 85-32603787 |
FARIAS BRITO (CE) | ANTONIA GONÇALVES AMORIM | 88-35441102 |
FORQUILHA (CE) | TARJARA ALMEIDA BESERRA DA SILVA | 88-36191422 |
fortaleza (ce) | ana paula costa salmin | 85-32556327 |
FORTIM (CE) | JOSÉ MILTON PINHEIRO FILHO | 88-34131010 |
FRECHEIRINHA (CE) | ANTONIA JOSIELMA AZEVEDO SOUSA | 88-36551685 |
GENERAL SAMPAIO (CE) | KATIANE RODRIGUES DO NASCIMENTO | 85-33571081 |
GRACA (CE) | JAKELINE LIMA DE ABREU | 88-36561036 |
GRANJA (CE) | FRANCISCA ADEZIA SALDANHA | 88-36241207 |
GRANJEIRO (CE) | JOSIETA MARIA HENRIQUE FELIPE | 88-99054069 |
GROAÍRAS (CE) | FRANCISCA HIANICE MACIEL VASCONCELOS | 88-36471197 |
GUAIUBA (CE) | SUELY PAULINO DA SILVA | 85-33761017 |
GUARACIABA DO NORTE (CE) | ANTONIO RIBEIRO MARTINS | 88-36522349 |
GUARAMIRANGA (CE) | ANA LUCIA FLOR DA SILVA | 85-33211614 |
HIDROLÂNDIA (CE) | ROBSON OLIVEIRA ROCHA | 88-36381277 |
HORIZONTE (CE) | CICERA ERLANDIA DA SILVA | 85-33366089 |
IBARETAMA (CE) | FRANCISCA CÍCERA ROSENO VENTURA | 88-34391148 |
IBIAPINA (CE) | ROBERTA MENDES DA ROCHA | 88-36531133 |
IBICUITINGA (CE) | MARIA LEUZILENE NOBRE SALDANHA | 88-34251084 |
ICAPUI (CE) | CARLOS ALBERTO PEREIRA DA SILVA | 88-34321127 |
ICÓ (CE) | ANA LYGIA JORGE GONÇALVES | 88-35615552 |
IGUATU (CE) | LEONCIO IVO DOS SANTOS FILHO | 88-35819456 |
INDEPENDENCIA (CE) | JUCILEIDE RODRIGUES SALES | 88-36751219 |
IPAPORANGA (CE) | ANA MARIA MENDES TEODORICO | 88-36841342 |
IPAUMIRIM (CE) | VERA LÚCIA QUINTEIRO OLÍMPIO | 88-35671167 |
IPU (CE) | TERESA EULINA PEREIRA MOTA | 88-36832042 |
IPUEIRAS (CE) | ANTÔNIA HELENILSE GONÇALVES DE SOUSA | 88-36851168 |
IRACEMA (CE) | MARIA DA LUZ PINHEIRO GOIANA | 88-34281813 |
IRAUÇUBA (CE) | MARIAN MATOS LOPES BARBOSA | 88-36351210 |
ITAIÇABA (CE) | JUCIER DA COSTA NOGUEIRA | 88-92076221 |
ITAITINGA (CE) | VANDER DANTAS ANTONIO DE AQUINO | 85-33771323 |
ITAPAJÉ (CE) | MARIA JACINTA RODRIGUES DA SILVA MATOS | 85-33461614 |
ITAPIPOCA (CE) | FRANCIÉLIA CUNHA FROTA AGUIAR | 88-36737035 |
ITAPIUNA (CE) | JOSÉ ALDEMIR LIMA | 88-99475664 |
ITAREMA (CE) | MARIA MARCÉLIA DAS NEVES | 88-36671253 |
ITATIRA (CE) | ADALRIR SALES DOS SANTOS | 88-34363131 |
JAGUARETAMA (CE) | FRANCISCA DIOGENES NOGUEIRA | 88-35761777 |
JAGUARIBARA (CE) | ANTONIA JOCIVANIA BEZERRA SALDANHA | 88-35684534 |
JAGUARIBE (CE) | LEONILIA MARIA MORAES SABINO | 88-35221579 |
JAGUARUANA (CE) | ANA DANIELLE DAMASCENO | 88-34181371 |
JARDIM (CE) | NÚBIA MARIA DA FONSECA SOARES | 88-35551156 |
JATI (CE) | JOSÉ MARIA BARBOZA | 88-35753100 |
JIJOCA DE JERICOACOARA (CE) | MARIA JAQUELINE MUNIZ ALEXANDRINO | 88-36691133 |
JUAZEIRO DO NORTE (CE) | SHEILA REGINA DA SILVA | 88-35115407 |
JUCAS (CE) | ALCIOMAR DA SILVA DUARTE | 88-96106248 |
LAVRAS DA MANGABEIRA (CE) | ELIEUDA PEREIRA MURICI | 88-92090504 |
LIMOEIRO DO NORTE (CE) | MARIA DE FÁTIMA CUNHA | 88-34234268 |
MADALENA (CE) | ANA MIRELE PINTO PINHO | 88-34421093 |
MARACANAÚ (CE) | MARILAC CAMPOS DA ROCHA | 85-33711676 |
MARANGUAPE (CE) | AILA VALE BRAGA DE ABREU | 85-33415783 |
MARCO (CE) | MARIA SOCORRO VASCONCELOS SILVA | 88-36641210 |
MARTINÓPOLE (CE) | MARIA LIDUINA DE MELO MIRANDA | 88-36271392 |
MASSAPÊ (CE) | ANA CLAUDIA DE BRITO SILVA NASCIMENTO | 88-36431528 |
MAURITI (CE) | CICERA MARIA PEREIRA ALCANTÂRA DE LIMA | 88-35521450 |
MERUOCA (CE) | FRANCISCA GILCILEUDA DE SOUZA FEIJÃO | 88-36491429 |
MILAGRES (CE) | FRANCISCA DILZA BATISTA DE FIGUEIREDO | 88-35531279 |
MILHA (CE) | ALEXSANDRA PINHEIRO BEZERRA | 88-35291225 |
MIRAIMA (CE) | PEDRO CESAR GONÇALVES DE SOUSA | 88-36301300 |
MISSÃO VELHA (CE) | JOÃO MACEDO MOREIRA JÚNIOR | 88-35421817 |
MOMBAÇA (CE) | GARDENIA MARIA DE ALMEIDA VIEIRA MARTINS | 88-35832708 |
MONSENHOR TABOSA (CE) | RAIMUNDA DE FATIMA CRUZ RIBEIRO | 88-36961958 |
MORADA NOVA (CE) | ANTÔNIO RODRIGUES FILHO | 88-34221120 |
MORAUJO (CE) | ANA SARA BENÍCIO VASCONCELOS OLIVEIRA | 88-36421265 |
MORRINHOS (CE) | MARIA IONE LINHARES DE MESSIAS | 88-36651130 |
MUCAMBO (CE) | MARIA BASTOS DE BRITO LIMA | 88-36541139 |
MULUNGU (CE) | FRANCISCA KATIA TEODOSIO DE SOUSA | 85-33281743 |
NOVA OLINDA (CE) | MARIA LAENE DE OLIVEIRA LIMA | 88-35461645 |
NOVA RUSSAS (CE) | ELISÂNGELA MARQUES DAMASCENO | 88-36726023 |
NOVO ORIENTE (CE) | ANTÔNIA COELHO DA SILVA | 88-36291541 |
OCARA (CE) | ANA IRES FERREIRA DA SILVA | 85-33221355 |
OROS (CE) | CAMILA BEZERRA COSTA DA SILVA | 88-35841461 |
PACAJUS (CE) | REGINA OLIVEIRA DE SOUZA BRAGA | 85-33480626 |
PACATUBA (CE) | MARLENE TAVARES POSSIDONIO | 85-33452306 |
PACOTI (CE) | FRANCISCA CRISTIANE TOMAZ BARRETO | 85-33251399 |
PACUJA (CE) | JOANA DARQUE DE ALMEIDA | 88-36411335 |
PALHANO (CE) | ELISABETE MARQUES DE LIMA | 88-34151060 |
PALMACIA (CE) | CARLOS EDUARDO PEREIRA LIMA | 85-33391137 |
PARACURU (CE) | FRANCISCO HERMENEGILDO DA SILVA | 88-91460524 |
PARAIPABA (CE) | MARIA CAROLINA A. D. DOS SANTOS | 85-33631100 |
PARAMBU (CE) | ALBETIZA RODRIGUES NORONHA | 88-34482078 |
PARAMOTI (CE) | ADALGISA NETA FERREIRA COSTA | 85-33201113 |
PEDRA BRANCA (CE) | CICERA FABIA DOS SANTOS | 88-35152440 |
PENAFORTE (CE) | FRANCIMEIRE FURTADO DE ALENCAR | 88-35591121 |
PENTECOSTE (CE) | ANA RAQUEL SOARES CARDOSO | 85-33522600 |
PEREIRO (CE) | ALCIDES LEITE DA SILVA NETO | 88-35271164 |
PINDORETAMA (CE) | FRANCISCA ALEXANDRA DELMINO ALVES | 85-88302965 |
PIQUET CARNEIRO (CE) | MARIA WIONEIDE ISIDORIO BORGES | 88-35161805 |
PIRES FERREIRA (CE) | MARIA DO SOCORRO PINTO | 88-36511215 |
PORANGA (CE) | DANIEL MARINHO ALMEIDA | 88-36581128 |
PORTEIRAS (CE) | MARIA APARECIDA GALVÃO | 88-35571252 |
POTENGI (CE) | GRACIELA RODRIGUES DE SOUSA | 88-35381526 |
POTIRETAMA (CE) | FABIA MILENE PAES ALMEIDA | 88-34351124 |
QUITERIANOPOLIS (CE) | ANA LUCIA ANTUNES DE OLIVEIRA | 88-36571170 |
QUIXADÁ (CE) | AILA MARIA HOLANDA ALBUQUERQUE | 88-34146473 |
QUIXELO (CE) | FABIANA ALVES MARTINS | 88-35791178 |
QUIXERAMOBIM (CE) | ANTÔNIA ELBELEGIA DE LIMA | 88-34411319 |
QUIXERÉ (CE) | MARIA LUIZETE DOS SANTOS NERY | 88-34431306 |
REDENÇÃO (CE) | NEISSE EVANGELISTA DA COSTA | 85-33322240 |
RERIUTABA (CE) | MARIA ROSIMAR DE MESQUITA | 88-36372188 |
RUSSAS (CE) | MARIA DECELIS RAMALHO MEDEIROS | 88-34118555 |
SABOEIRO (CE) | ANTÔNIO JURANDI DO CARMO | 88-35261121 |
SALITRE (CE) | SANDRA BATISTA SOBRINHA | 88-35371074 |
SANTA QUITÉRIA (CE) | MAÍSA RIBEIRO DE SOUSA | 88-36280209 |
SANTANA DO ACARAÚ (CE) | MARIA DE FÁTIMA TORRES | 88-36441880 |
SANTANA DO CARIRI (CE) | ANA LIMA SILVA | 88-35451256 |
SÃO BENEDITO (CE) | CINTIA RODRIGUES ROCHA | 88-36262785 |
SÃO GONÇALO DO AMARANTE (CE) | FRANCISCO EVANDRO FRANCELINO DE SOUSA | 85-33157361 |
SAO JOAO DO JAGUARIBE (CE) | ELIANA MARIA FREIRE CHAVES SABOIA | 88-34201221 |
SAO LUIS DO CURU (CE) | ROSA FERREIRA DA SILVA ARAUJO | 85-33551229 |
SENADOR POMPEU (CE) | IVANA MARIA BEZERRA | 88-34498114 |
SENADOR SÁ (CE) | ELIANE DAS CHAGAS DA SILVEIRA | 88-36681016 |
SOBRAL (CE) | FRANCISCA AGMAR FEIJÃO DE CARVALHO | 88-36771208 |
SOLONOPOLE (CE) | MARIA JOSELITA DA SILVA | 88-35181438 |
TABULEIRO DO NORTE (CE) | FRANCISCA DAS CHAGAS FREITAS MOREIRA | 88-34243881 |
TAMBORIL (CE) | JOAQUIM WEKSSLEI VERAS DA LUZ | 88-36171408 |
TARRAFAS (CE) | MARIA FERNANDES DE OLIVEIRA | 88-35491112 |
TAUÁ (CE) | JAKLINE DE CASTRO ALVES | 88-34371696 |
TEJUÇUOCA (CE) | SHIRLEY HOLANDA DE SOUSA | 85-33231156 |
TIANGUÁ (CE) | TIAGO VASCONCELOS SOUSA | 88-36711386 |
TRAIRI (CE) | MARCOS AURÉLIO NUNES DE FREITAS | 85-33511393 |
TURURU (CE) | EVELINE FARIAS DA SILVA | 85-33581001 |
UBAJARA (CE) | Maria Aldenir Almeida Cavalcante | 88-36341386 |
UMARI (CE) | IZABEL CRISTINA BATISTA DA SILVA | 88-35781142 |
UMIRIM (CE) | MARIA DA NATIVIDADE FERREIRA LIMA ANDRADE | 85-33641212 |
URUBURETAMA (CE) | GEORGE LUIZ FREITAS BARROSO | 85-33531426 |
URUOCA (CE) | JULIANA FONSECA CUNHA CAMILO | 88-36481020 |
VARJOTA (CE) | JOCEL FURTADO | 88-36391211 |
VARZEA ALEGRE (CE) | DAGOBERTO DINIZ SOUZA | 88-35411734 |
VIÇOSA DO CEARÁ (CE) | MASTANHA NUNES DE SIQUEIRA | 88-36321599 |
Calendário de Atividades
Programa de Rádio: Sábado, a partir das 10 horas - O POVO/CBN 1010 AM.Programa de TV: Domingo, a partir da 15 horas - TV O POVO (48-canal aberto, 23-Net, 11- TV Show).
Fascículos | Temas | Veiculação | Disponibilização facículos no site | Programa de Rádio | Disponibilização programa rádio no site | Programa de TV | Disponibilização programa de TV no site |
F0 | Orientações gerais | 30/Ago | 6/set | ||||
F1 | Definição dos termos e conceitos | 06/set | 13/set | 11/set | 13/set | 12/set | 20/set |
F2 | Ar e poluição | 13/set | 20/set | 18/set | 20/set | 19/set | 27/set |
F3 | Água e poluição | 20/set | 27/set | 25/set | 27/set | 26/set | 4/out |
F4 | Solo e poluição | 27/set | 4/out | 2/out | 4/out | 3/out | 11/out |
F5 | Sistemas de monitoramento climáticos | 04/out | 11/out | 9/out | 11/out | 10/out | 18/out |
F6 | Responsabilidades e compromissos sociais | 11/out | 18/out | 16/out | 18/out | 17/out | 25/out |
F7 | Demografia e desenvolvimento sustentável | 18/out | 25/out | 23/out | 25/out | 24/out | 1/nov |
F8 | Lixo, reciclagem e educação ambiental | 25/out | 1/nov | 30/out | 1/nov | 31/out | 8/nov |
F9 | Energias renováveis | 1/nov | 8/nov | 6/nov | 8/nov | 7/nov | 15/nov |
F10 | Ecossistemas do Nordeste (semiárido) | 8/nov | 15/nov | 13/nov | 15/nov | 14/nov | 22/nov |
Prova on line: período de 16 de novembro de 2010 a 31 de março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário