Os Flintstones é uma famosa série de televisão animada produzida pela Hanna-Barbera na década de 1960. O desenho foca uma família de classe média-baixa da Idade da Pedra. Calcula-se que já foi assistido por 300 milhões de espectadores em 80 países, sendo dublado em 22 idiomas. Eles moram em Bedrock, uma cidade com 2.500 habitantes, no ano 1.040.000 A.C.
A Screm Gems foi à primeira empresa a distribuir e dublar programas para a televisão brasileira foi, de propriedade da Columbia Pictures. Para este fim monta um estúdio de dublagem no Brasil chamado Gravasom. Mais tarde, o nome foi mudado para Arte Industrial Cinematográfica - São Paulo, a AIC. "Os Flintstones" foi um dos primeiros desenhos a ser dublado.
- Fred Flintstone: Marthus Mathias (1ª e mais frequente voz) e Alceu Silveira
- Barney Rubble: Rogério Márcico, Waldir Guedes e Neville George
- Wilma Flintstone: Helena Samara
- Betty Rubble: Nícia Soares Laura Cardoso e Aliomar de Mattos
- Pedrita: efeitos vocais de Cristina Camargo e Aliomar de Mattos
- Bam-Bam: efeitos vocais de Older Cazarré e Maria Inês
- Dino: Amaury Costa (em sua primeira aparição, quando a personagem falava)
- Sr. Pedregulho: Waldir de Oliveira, Older Cazarré, Waldir Guedes e Carlos Alberto Vaccari
- Gazoo: Wilson Ribeiro
- Traduções e direção das dublagem: Waldir de Oliveira
Personagens
- Fred Flintstone: Ganha a vida como operador de dinossauro da Slaterock Gravel Company, é casado com Wilma e pai de Pedrita, sendo exímio jogador de boliche e membro da confraria dos Búfalos d´água. Seu prato preferido é Brontossaurobúrguer (ou Brontoburguer) com Cactus-Cola e também Costelas de Brontossauro. Além disso sempre entra em confusão.
Seu famoso bordão é yabadabadoo.
- Wilma Flintstone: É uma exímia dona-de-casa, casada com Fred e mãe de Pedrita. Sua melhor amiga é Betty Rubble. Wilma já pensou em trabalhar fora várias vezes, mas seu marido Fred é contra. Na série animada Wilma é da classe operária assim como Fred, porém no filme Viva Rock Vegas é de família rica.
- Barney Rubble: Melhor amigo de Fred, mas sempre acabam brigando, é casado com Betty e pai adotivo de Bambam. Se Fred faz alguma trapalhada, sem sombra de dúvida, Barney estará junto, seja querendo ou contra a sua vontade pois Fred o obriga a fazer coisas que ele não quer fazer. Ainda quando o personagem tem uma boa idéia, Fred a toma para sí. É chamado de nanico por Fred.
- Betty Rubble: O nome de solteira de Betty é Betty McBricker. Esposa de Barney é mãe adotiva de Bambam. Vizinha de Wilma Flintstone, sua melhor amiga, sempre acabam tirando Fred e Barney das enrascadas e confusões em que se meteram e sempre está com Vilma, mas tem um senso crítico mais apurado que seu ingênuo marido em relação a Fred.
- Pedrita Flintstone: Filha de Fred e Wilma, e quando cresce casa com Bambam Rubble.
- Bambam Rubble: Filho adotivo de Barney e Betty conforme mostrado em episódio da série, foi deixado à porta da casa dos Rubbles logo após o nascimento de Pedrita, conhecido por sua força descomunal, ele ama pedrita desde da infância
- Pearl Slaghoople: A mãe de Wilma a visita frequentemente trazendo aborrecimentos constantes a Fred, dando continuidade ao eterno, universal e engraçadíssimo conflito entre sogra e genro.
- Senhor Pedregulho: Patrão de Fred na pedreira onde trabalha
- Dino: O mascote de Fred sempre lambe seu dono quando ele chega do trabalho.
- Hoppy, o mascote dos Rubbles, trata-se de um "cangurussauro". No primeiro episódio em que apareceu foi confundido com um rato gigante por Fred na garagem dos Rubbles. A confusão de um canguru com um rato de tamanho descomunal também ocorreu em outro desenho famoso de Hanna-Barbera, com o personagem Sylvester (Frajola), um rato e um filhote de canguru.
Nenhum comentário:
Postar um comentário