31 de mar. de 2001

Denúncia contra policiais do ronda enquanto outros policiais são expulsos por dormir em viatura.


Ministério Público vai investigar denúncia contra policiais do Ronda


O Ministério Público do Estado do Ceará vai investigar a denúncia feita contra policiais do Ronda do Quarteirão que foram flagrados com garotas dentro de uma viatura. Em contato com O POVO Online, o promotor de Justiça José de Oliveira Filho informou que a ação vai pedir a punição penal e administrativa dos três policiais envolvidos.

O vídeo que mostra policiais praticando atos obscenos com as jovens dentro da viatura foi divulgado nesta quinta-feira, 17, pela TV Jangadeiro.  inda de acordo com o promotor, as imagens serão concedidas pela emissora ao Ministério Público. O vídeo será encaminhado à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), que deve fazer a transcrição da conversa entre as garotas e os policiais. Posteriormente, o Ministério Público vai instaurar um procedimento administrativo.

Para o promotor, os policiais devem perder o cargo na corporação. “O maior agravante é que, pelas imagens, as meninas parecem ser menores de idade”, afirmou o promotor ao O POVO Online. 

Os três policiais do Ronda do Quarteirão flagrados dormindo dentro de uma viatura, em outubro do ano passado, foram demitidos da Polícia Militar. A decisão foi publicada, esta semana, no boletim do Comando Geral da PM. Os soldados foram alvos de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD). O caso foi mostrado com exclusividade pelo O POVO. Na madrugada do dia 11 de agosto de 2010, os três policiais foram presos, em flagrante, acusados de dormir na viatura, durante o horário de serviço. A Hilux estava estacionada dentro de um colégio no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Uma das fiscais do Ronda foi até o local e fez o flagrante. Segundo documento da Polícia Militar a que O POVO teve acesso, os soldados do Ronda teriam entrado em contato com o vigilante da escola e colocado o carro dentro do colégio, numa área com pouca iluminação. Em seguida, os PMs “apagaram as luzes do veículo, subiram os vidros laterais e, com o ar-condicionado ligado, passaram a dormir no interior da viatura.” A fiscal do Ronda sentiu falta dos policiais rondando a área do Vila Velha e recorreu ao sistema de monitoramento via satélite implantado nas viaturas. O GPS apontou que o veículo estava no colégio. A oficial foi até lá e, com uma lanterna, acordou os soldados. O flagrante foi por volta das 4 da madrugada. Os soldados Francisco Felipe de Medeiros Oliveira, Carlos Henrique Silveira da Silva e Antônio Marley Alves Ferreira responderam a processo administrativo. Coube ao comandante geral da PM, coronel Werisleik Matias, decidir pela demissão.


Sem Ficha Limpa, TRE vai recontar votos no Ceará


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai realizar uma recontagem dos votos de candidatos do Ceará em função da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar inválida, para 2010, a Lei da Ficha Limpa. Para isso, a Corte aguarda o retorno de apenas um processo referente ao tema que havia sido encaminhado ao TSE. Porém, o presidente do TRE, desembargador Ademar Mendes Bezerra, revelou que o atual quadro da Assembleia Legislativa não será alterado com a recontagem.

De acordo com informações do TRE, apenas um processo referente à Lei da Ficha Limpa no Ceará está sendo aguardado para que os votos referentes às eleições de 2010 sejam recontados. O procedimento refere-se à candidatura ao cargo de deputado estadual de Francisco das Chagas Rodrigues Alves (PSB) - da coligação PRB/PT/PMDB/PSB - sobre a qual o Ministério Público pediu impugnação e o TRE condenou por captação ilícita de votos o postulante.

Candidato

Depois disso, segundo dados fornecidos, ontem, pela assessoria de comunicação do TRE do Ceará, o candidato Francisco das Chagas Rodrigues Alves recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que indeferiu o recurso e, portanto, o processo está, agora, no Supremo Tribunal Federal (STF).

No entanto, as alterações com a nova recontagem de votos do Ceará irão resultar apenas na quantidade de votos contabilizados para alguns candidatos. "Se não vai haver grandes alterações no Brasil, também não vai ocorrer no Ceará. Podem acontecer mudanças pontuais, mas que no todo não irão implicar na lista (dos eleitos)", explicou o desembargador Ademar Mendes.

No Ceará, um dos casos em que a Lei evitou a possibilidade de eleição de candidato que responde a processo na Justiça refere-se ao ex-deputado federal José Gerardo Arruda (PMDB), que, temendo os efeitos da Lei, desistiu de se candidatar e lançou, sem sucesso, o filho, também chamado José Gerardo Arruda, para a disputa. Em todo o Brasil, outros casos semelhantes ocorreram.

Na Assembleia Legislativa do Ceará, no entanto, como nenhum dos candidatos que hoje exercem mandatos estavam enquadrados em itens sobre os quais trata a Lei Complementar 135, a Lei da Ficha Limpa, a decisão do STF não vai influenciar na atual composição do parlamento. O Procurador da Casa, Reno Ximenes, já havia anunciado, na semana passada, que não acredita em modificações na lista de eleitos.

DN
Postado por Lindomar Rodrigues às

VERBA DE MERENDA É USADA PARA COMPRAR UÍSQUE


A merenda dos alunos da rede pública de ensino da capital alagoana e de mais 12 cidades do interior do Estado de Alagoas estava sendo desviada para compras de garrafas de vinho e uísque, entre outros produtos. Pelo menos cinco pessoas acusadas de participação no esquema já estão presas na sede da Polícia Federal em Maceió. Outras 11 estão sendo procuradas. A farra com o dinheiro público teria custado mais de R$ 8 milhões. Entre os envolvidos estão atuais e ex-secretários municipais, mulheres de prefeitos, uma vice-prefeita e a ex-prefeita da cidade de Estrela de Alagoas, Angela Garrote - que já esteve envolvida na Operação Caetés, também da Polícia Federal, deflagrada no fim do ano passado.

29 de mar. de 2001

Evento Esportivo Internacional

Aquelas pessoas que gostam de artes marciais, terá a oportunidade de ver de perto os maiores lutadores de nível internacional se apresentando em 10 super combates.
É o CNF - Champions Night Fight que promete tremer a Serra da Ibiapaba no dia 07 de Maio na Pousada São Benedito a partir das 21h00min. Haverá cobertura especial do Canal de TV pay-per-view Premiere Combate, único canal de televisão brasileiro que transmite eventos esportivos do MMA - Mixed Martial Arts.
Também está sendo programado para o dia do referido evento uma grande festa dançante com uma banda de forró de sucesso.
De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Roberto Dias Macedo, que está apoiando a realização do evento em nossa cidade, o patrocínio do Governo Municipal de São Benedito, Administração Um Novo Tempo, está possibilitando a diminuição no valor dos ingressos, que começarão a ser vendidos a partir do mês de Abril na sede da SEDUC, como também será realizado um trabalho filantrópico com o recebimento de alimentos não perecíveis em troca dos ingressos para serem doados às famílias carentes.